Corpo de Bombeiros conta com helicóptero da PM para combater incêndios em Colatina e região

Colatina e região vivem um período de seca e com isso as queimadas estão ocorrendo em vários pontos da região noroeste. Várias são as ocorrências diárias e ao mesmo tempo.

No sábado (21), por exemplo, foram 17 ocorrências de incêndios sendo que o grupo de combate a incêndio, com uma trabalho árduo, conseguiu atender 4, ficando o restante sem atendimento; isso em razão da corporação ter apenas um caminhão de combate ao fogo e atender diversos municípios. Sendo assim, existe a necessidade de escolher qual será o atendimento efetuado. A opção é sempre os que levam mais riscos à vida humana.

Os focos estão em lugares que às vezes são de difícil acesso e se faz necessário novos tipos de abordagem devido a complexidade que o momento exige.

O Corpo de Bombeiros de Colatina pediu ajuda para combater os incêndios. A Polícia Militar do Estado enviou seu helicóptero para sobrevoar as cidades de São Roque do Canaã, que está sofrendo intensamente com as queimadas nos últimos 10 dias, e Pancas que sofre do mesmo problema.

No período da seca, sempre nesta época do ano, vivemos esse período de aumento do números de incêndios, mas nesse ano com o agravamento, fez  o Corpo de Bombeiros criar um gabinete de Crise de combate aos incêndios em vegetação e florestais.

Compõem  o Gabinete de crise, o Corpo de Bombeiros Militar, o Ministério Público, a Defesa Civil do Estado e as Defesas Civis dos municípios de atuação do quartel dos Bombeiros de Colatina. Foi anexado também a força tarefa da Promotoria de Justiça de Colatina relativa  ao combate a incêndios florestais.

Houve uma reunião na segunda-feira (23), na 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Colatina, no bairro Carlos Germano Naumann, com as presenças  do Ministério Público, da Polícia Militar  Ambiental e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF).

Na reunião ficou decidido que vai ser montado um sistema de plantão para  atender ocorrências de incêndios florestais. Onde a guarnição dos Bombeiros for serão deslocadas também equipes do Idaf  e da Polícia Militar Ambiental.

Além do combate ao incêndio vai ser feita toda a investigação policial, de autuação, multa, e orientação, por parte do Idaf  e da Polícia Militar Ambiental.

Os bombeiros já começaram a trabalhar com o apoio dessas instituições. Foram criadas três equipes de prontidão. No período em que estiver funcionando o gabinete de crise não vai funcionar no quartel do Corpo de Bombeiros de Colatina  as vistorias técnicas  nem a parte  administrativa interna da corporação, com o objetivo de intensificar  o combate aos incêndios florestais. Toda a tropa estará envolvida nesse procedimento. Foram montadas  mais equipes para atender a demanda. As ações serão gerenciadas pelo comandante da unidade, Capitão Malacarne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido