Colatina poderá voltar a ter terminal de ônibus. A decisão será tomada ainda este mês

Após muitos anos, Colatina poderá ter novamente um terminal de ônibus para que a população tenha mais conforto no embarque e desembarque. As conversas entre a Administração Municipal e o Consórcio Noroeste estão em fase final de decisão. Esta semana, terá uma nova reunião para que sejam analisadas as bases contratuais. O jurídico, de ambas as partes, estudam o caminho para que as cláusulas contratuais tenham respaldo total da justiça. 

Por duas décadas, o colatinense teve um terminal no centro de cidade, ao lado da Praça Municipal. O ambiente era exclusivo para os passageiros e ali centralizava todas as linhas de ônibus do município. O local era coberto e protegia os passageiros do sol e da chuva. 

Com o fim do terminal, os pontos foram relocados, em sua maioria, nos mesmos lugares que estão até os dias de hoje. Com a distribuição dos pontos, em muitos lugares não houve disposição de cobertura para abrigo do sol e da chuva, causando desconforto que perdura até os dias de hoje.  

A Prefeitura de Colatina fez estudos de viabilidade para que antiga área da Estação Ferroviária, na Praça Sol Poente, possa ser utilizada como Terminal de Ônibus. Esse estudo foi executado em parceria com o Consórcio Noroeste, que reúne as principais empresas de ônibus do município. A análise envolve a parte estrutural e jurídica do projeto.

Prefeitura e Consórcio estão analisando a viabilidade jurídica junto a Procuradoria do município. O uso do espaço poderá ser concedido por meio de concessão, por tempo determinado, com o Consórcio Noroeste fazendo as adequações necessárias para o pleno funcionamento do espaço.

O Projeto em estudo tem ampla probabilidade de execução pois, segundo informações extra-oficiais, as partes envolvidas , Prefeitura de Colatina e Consórcio Noroeste, acreditam que a utilização do espaço com esse objetivo trará mais qualidade na prestação do serviço e bem estar para os passageiros. Caso cheguem a um consenso, o projeto  utilizará a Estação Ferroviária, adaptada,  para servir a população como terminal dos circulares da cidade.

O projeto seria alargar a passagem interna da Praça Sol Poente. Com isso,  haveria uma rua paralela à Av. Ângelo Giuberti que entraria na praça e sairia na Avenida Delta. O embarque e desembarque ocorreria pela parte interna da antiga Estação , para onde seriam relocados os pontos, reunindo os embarques que hoje ocorrem no INSS, Pronto Socorro, Catedral e Sol Poente. O local seria estruturado com cadeiras para que os usuários do transporte público municipal possam ter mais conforto, acessibilidade e segurança. Outro ponto fundamental da modificação seria mais vazão e fluidez do transito.  

Esta semana, está marcada uma reunião que poderá definir se haverá ou não o terminal de ônibus na localidade da Praça Sol Poente. A vontade já está manifesta pelas partes, agora dependerá do respaldo jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido