Clima esquenta entre Foletto e Sérgio Meneguelli e já aquece o cenário eleitoral 2020

Para quem pensava que os embates eleitorais iriam acontecer somente no ano de 2020 em Colatina, se enganou. O clima esquentou e num estilo bem peculiar dos processos eleitorais em Colatina. As acusações começaram com o prefeito demonstrando sua indignação com vereadores que gravaram um vídeo em Brasília narrando a conquista de recursos direcionados as obras das encostas em Colatina. Na ocasião, o Prefeito Sergio Meneguelli acusou o Deputado Federal Licenciado Paulo Foletto de atrapalhar a cidade.

O Secretário de Agricultura do Governo do Estado veio a público e narrou uma série emendas parlamentares e ações enquanto secretário que beneficia a cidade. Foletto acusou o prefeito de mentir no episódio da reforma da Policlínica. Relatou que o dinheiro estava na conta e por erro técnico administrativo, o pagamento da obra não ocorreu. Foletto, político experiente, não costuma demonstrar o que pensa, mas num lampejo de realismo, ele resumiu o que pensa da administração do Prefeito Meneguelli. “Desce do salto e senta na cadeira de prefeito” ou seja comece administrar a cidade…

Meneguelli contra-atacou desafiando Folleto para um debate para mostrar quem está mentindo. Meneguelli em mensagens em grupos de whasApp partiu para relatos pessoais, dizendo que é melhor plantar flor do que bater em mulher, dando a entender que o Deputado Paulo Folleto é uma pessoa agressiva. Na Câmara de Vereadores, o Prefeito Meneguelli disse que a fala do deputado atingiu sua intimidade, pois planta flores nos seus momentos de folga e não nas horas que cumpre a função de Chefe do Executivo. Uma clara demonstração para cidade de que ele foi primeiro atingido na sua intimidade e depois atingiu a intimidade do Deputado Paulo Folleto.

Esse embate tem duas vertentes. Uma , a que o senso comum enxerga: são duas lideranças políticas importantes que foram para a mídia desconstruir as acusações de um contra o outro. Mas o que está surgindo neste embate pode ser muito maior do que simples acusações que em um mês iriam se esvair pelo ares. Meneguelli percebeu que teria que estancar momentaneamente as investidas da oposição e entrou no jogo em seu estilo, metralhando, mas mesmo aparentemente acreditando que ele “atirou” para todos os lados, os “tiros” do prefeito foram mirados nos seus possíveis concorrentes diretos na disputa eleitoral para 2020. Meneguelli sabe que o PSB (Partido Socialista Brasileiro) será seu concorrente ou do seu candidato, por isso tenta desmontar de cima para baixo o que os atores políticos fizeram e fazem para a cidade.

Contudo,  segundo uma velha raposa política de Colatina, outra vertente se alinha aos eventos recentes: o prefeito mirou no peixe mas acertou o gato. Colocou todos no mesmo quadrado no episódio de Brasília e isso deu a oportunidade à Foletto de entrar em cena num estilo que não é o seu. Paulo Folleto é político de bastidores, ou seja, dialoga e tem a maturidade necessária ao ponto de entender que seria fácil até deixar esse episódio pra lá. Mas ele fez questão de entrar no jogo. Em menos de uma semana, Colatina passou de uma cidade que teria uma eleição pulverizada a uma cidade que poderá ter uma eleição polarizada.

O Prefeito Sergio Meneguelli garante que não disputará a eleição, mas suas atitudes não demonstram isso, quer manter territórios bem ao estilo ” doa a quem doer”. Foletto diz que quer recuperar a agricultura no estado e que precisa cuidar da saúde, mas em menos de uma semana demonstrou para Colatina que pode ser o contra-ponto da administração Meneguelli.

Meneguelli mordeu a isca e essa semana em uma mensagem gravada para grupos de WhatsApp, desafiou  Foletto para ver quem estaria mentindo. E isso é tudo que a oposição deseja. Um tête-à-tête nas próximas eleições, até por que se pulverizar,  os resultados de 2016 poderão se repetir.

E o episódio também foi sentido por outros atores políticos de colatina que pretendem disputar as eleições majoritárias de 2020. Foi unânime a preocupação de alguns cotados para a disputa. Sentiram o golpe e entenderam que pela primeira vez,  o tabuleiro foi montado. Algumas peças em apenas uma semana perderam importância pois, como uma polarização, nem todos poderão capturar o rei e desta forma somente um terá a condição de dar o cheque-mate. O jogo de xadrez está apenas começando.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido