Bombeiros vão realizar simulado em Baixo Guandu (ES) e Aimorés (MG)

O Corpo de Bombeiros está programando um simulado de evacuação de área de risco de inundação referente a barragem de Aimorés(MG).

O trabalho é preventivo e segue obrigação de lei federal que trata da política nacional de segurança de barragens. Aimorés é uma barragem para armazenamento hídrico com aproveitamento energético, diferente de uma barragem de rejeito .

No caso da barragem hídrica o órgão fiscalizador é Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que atestou e recentemente a segurança da barragem de Aimorés (MG) em vistoria acompanhada pelos órgãos  de defesa civil municipal e estadual.

O Corpo de Bombeiros comunica  a população que vive fora da área de risco que os trabalhos fazem parte de um planejamento preventivo, que a barragem está segura, e que ao ouvir as sirenes que não haja motivo para pânico.

Outra informação importante é que a população que será mobilizada no simulado é praticamente a mesma que sofre com a cheia do Rio Doce de tempos em tempos.

Existe um grupo de trabalho composto por bombeiros de MG, bombeiros do ES, Polícia Militar do ES, Polícia Militar de MG, Defesa Civil de Aimorés,Baixo Guandu e Defesa Civil do ES, representantes das prefeituras de Aimorés, Baixo Guandu e a empresa responsável pela gestão da barragem Aliança Energias.

As datas programadas para o simulado são os dias 9 de novembro em Baixo Guandu (ES)  e 23 de novembro em Aimorés(MG).

Fotografia ilustrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido