Farmacêutico faz pesquisa sobre como o colatinense armazena e descarta medicamentos

Um estudo realizado pelo farmacêutico Josias Papa mostrou o quanto é necessário políticas públicas voltadas a informar a população quanto ao armazenamento e descarte correto dos medicamentos, evitando assim acúmulo e intoxicações por medicamentos, nos domicílios as famosas farmácias caseiras” são um grande risco se não utilizada de forma correta.

O estudo foi realizado no município de Colatina, e mostrou quanto ao hábito de armazenar medicamentos em casa ditas como “farmácia caseira”, 87% das pessoas entrevistadas afirmaram armazenar medicamentos em casa. Os produtos farmacêuticos depende de fatores ambientais como temperatura, umidade, luz e de outros fatores como propriedades físicas e químicas, para manter sua efetividade e qualidade.

Diante deste fato, foi avaliado se o entrevistado observa o aspecto ou a aparência do medicamento antes de utilizá-lo, e 73% dos entrevistados afirmam não possuir esse hábito. Ainda falando sobre o armazenamento do medicamento, a maioria dos entrevistados, 49% afirmam armazenar seus medicamentos em caixas, de
diferentes tamanhos e modelos. Outros relatam que armazenam em armários de banheiro, gavetas e outros locais não convencionais.

Quanto ao acesso de crianças ao local de armazenamento dos medicamentos, 7% dos entrevistados
relataram que seus medicamentos encontram-se armazenados ao alcance de crianças.

O farmacêutico Josias Papa alerta a sociedade quanto ao armazenamento e descarte de medicamentos e deixa algumas orientações:

– Quanto ao armazenamento: São inimigos dos medicamentos: luz, calor, frio, umidade e/ou água. Além disso, deve verificar se os medicamentos estão ao alcance de crianças. Se estiverem ao alcance delas, deve trocar o local urgentemente. Assim, garantimos que os medicamentos vão continuar com qualidade e não
vão ocasionar danos evitáveis.

– Quanto ao descarte: Os medicamentos não devem ser descartados em pias, sanitários ou lixo comum. O município de Colatina dispõe de locais específicos para esse tipo de descarte, os medicamentos vencidos gerados pela população a serem descartados, podem ser entregues na farmácia municipal ou em alguns postos de saúde nos bairros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido