Prefeito Meneguelli diz ser hipocrisia vetar aumento de salário dos vereadores. População se mobiliza para tentar reverter

Teve repercussão negativa  a ação dos vereadores essa semana. A sociedade colatinense se mostrou revoltada com a movimentação dos vereadores da cidade em aumentar seus próprios salários, de secretários, prefeito e vice , além de criarem o décimo terceiro salário para eles e também prefeito e vice. A matéria entrou em pauta na sessão desta segunda-feira (18), a votação seguiu o rito normalmente e a aprovação contou com a maioria dos vereadores. Apenas os Vereadores Charles Luppe e Audreya votaram contrários ao aumento e a criação do décimo terceiro. O vereador Renann Bragatto se ausentou alegando a necessidade de ir a um hospital particular para acompanhar um parente.

A cidade ao acordar no dia seguinte, foi surpreendida com a informação da votação dos vereadores em aumentar os próprios salários e o assunto passou a ser a grande discussão no município na terça-feira (19). Grupos de WhatsApp, Facebook, em conversas de bar, restaurantes, rodas de amigos, todos comentando sobre o fato.

O assunto é tão polêmico que até o Prefeito de Colatina,Sergio Meneguelli, já bem cedo, estava se manifestando nos grupos de WhatsApp. Em sua fala um tom defensivo, relatou ter dito aos vereadores que não era favorável à criação do décimo terceiro salário e que foi pego de surpresa com a votação. Em outra fala pelo mesmo aplicativo disse que: ” Eu vetar o aumento dos vereadores será uma hipocrisia, pois os mesmos tem poder para derrubar o meu veto”.

As manifestações permanecem e segundo organizadores de movimentos contrários, promete ganhar força para tentar reverter essa decisão.

A alegação dos vereadores que votaram a favor, parte do principio, de que não existe o reajuste nos ganhos dos vereadores há 20 anos no município e que os mesmos têm um dos menores salários do Estado. Entre as cidades com a mesma quantidade de habitantes é a que tem o menor salário.

O Comerciante e Presidente do Sindlojistas de Colatina Jr Menegatti se diz revoltado com a atitude dos vereadores: ” A minha opinião como cidadão é que isso é uma vergonha, inaceitável, até porque vereador não é profissão. Todos tem outra profissão apenas cumprem um determinado horário 4 vezes no mês e querem ganhar R$ 7.000,00 mil reais. Se está sobrando dinheiro na câmara, que se reverta em obras para a sociedade. Até quando será utilizado o dinheiro do povo para fazer a máquina andar? Falo como cidadão, não como presidente de entidade, eu acho um absurdo”.

As manifestações prometem ser intensas nos próximos dias no município. Inicia-se uma convocação para a população comparecer às 17 horas em frente a Câmara Municipal de Vereadores de Colatina na próxima segunda-feira (25). Algumas entidades estão vendo com bons olhos essa iniciativa e se dispõem a participar das manifestações.

O Setor de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina disse que o Prefeito Sérgio Meneguelli vai esperar o projeto chegar no executivo para que o prefeito analise junto a procuradoria quanto a questão do décimo terceiro salário, já a questão do aumento salarial dos vereadores, devido ao legislativo ter sido o autor do projeto, se ele vetar a Câmara pode derrubar o veto. Devido a essa realidade, vetar ou não será um mero detalhe.

A semana será curta para tantas discussões em torno deste projeto. De um lado população se sentindo indignada com o aumento e a criação de mais um salário anual. Do outro, os vereadores argumentando que com a redução de 30 assessores a economia por ano chegará a R$ 900.000.00 mil reais e, desta a forma, a cidade não terá nenhum gasto a mais. A pergunta é:  a Câmara Municipal de Colatina voltará atrás como ocorreu na cidade de Linhares, onde aconteceu fato semelhante? Ou permanecerão firmes com o propósito de concederem o aumento?

Foto ilustrativa captada nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido