Vereador colatinense propõe redução salarial para próxima legislatura. 1 salário mínimo mensal

No meio político existem algumas expressões corriqueiras, uma delas é a de “engolir sapo”. Mas para alguns vereadores de Colatina está difícil de digerir a questão do recuo do aumento salarial que tinha sido acordado pela casa e segundo alguns vereadores também acordado com o Executivo. O assunto está presente como espinho alojado na garganta e que precisará de muito esforço para retirá-lo.

Um pronunciamento entre os vereadores chamou a atenção na última sessão da Câmara Municipal de Colatina, quando o parlamentar Felipe Tedinha, convocou os vereadores e se colocou a disposição da casa para que os salários dos vereadores de Colatina fossem reduzidos para 1 salário mínimo mensal.

Felipe Tedinha, em seu pronunciamento, não abordou se a questão é ou não possível. Mas essa atitude demonstra que esse assunto está vivo entre os vereadores e os incomodam. Essa fala tem duas vertentes: uma seria a demonstração para a sociedade de que a questão salarial não é importante, sendo assim, ele não estaria ali por dinheiro. A outra questão é se os vereadores topassem a proposta, haveria uma redução geral dos salários inclusive do secretariado municipal. Com isso o pronunciamento deixaria de ter um tom inocente e teria um endereço certo e soaria como uma retaliação ao desfecho no caso do aumento salarial.

O Prefeito Sergio Meneguelli publicamente relata sua preocupação com os salários pagos aos secretários. E a preocupação é justa, pois são valores baixos em comparação aos salários que secretários recebem para trabalharem em outras cidades.

Havendo respaldo jurídico e essa proposta ganhando força na Câmara de Vereadores, esta ação poderia atingir o desejo do prefeito Menaguelli na intenção de aumentar os salários dos secretários, pois se com o salário pago atualmente  pela administração municipal é difícil atrair bons quadros técnicos, com um salário mínimo seria impossível.

O Prefeito vetou o aumento salarial dos vereadores, prefeito e vice. Enviou para a Câmara Municipal o documento, mas não estão contidos os vetos dos secretários municipais e procurador do Sanear (Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental).

Esse ato, mesmo que afirmado com muita ênfase pela administração municipal de que não enviou o veto dos secretários, porque precisam passar por tramites  jurídicos, fez com que alguns vereadores ficassem atentos, por que se isso vir acontecer, todo o desgaste político que sofreram nos últimos dias foi somente para cumprir a intenção maior do Prefeito  Sérgio Meneguelli que seria o aumento dos secretários.

Por isso quando o Vereador Felipe Tedinha propõe a redução salarial, essa proposta pode estar acompanhada de muitas intenções e de  espinhos na garganta.  Ao vetar os salários dos secretários a administração pública demonstrará que nunca teve a intenção de usar os vereadores para chegar ao aumento dos secretários. O prazo final para se estabelecer o veto será na sessão do dia 16 de dezembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido