Macaco encontrado morto em Colatina levanta suspeitas. O primata pode ter sido envenenado, mas febre amarela não está 100% descartada

Um macaco foi encontrado morto no bairro Vila Lenira na manhã desta segunda-feira (20). As pessoas que encontraram o animal, disseram que o bicho poderia ter sido envenenado, mas não mostraram certeza de ser essa é a verdadeira causa da morte. Esse acontecimento foi o suficiente para que o macaco fosse encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses de Colatina para o início dos procedimentos e análises para descobrirem a causa real da morte do primata.

Segundo a Secretaria de Saúde, o macaco já se encontra no CCZ, e agora será realizada a coleta do material. Mas, essa coleta e análise não será feita agora, pois, é preciso fazer uma preparação dessa amostra de material. O laboratório que fará a análise da causa da morte do primata está localizado no Paraná.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação, as características do animal não são de um ser doente, por isso a primeira impressão de que não tenha morrido de causas naturais, está com um aspecto “sadio”, o que indicaria que o bicho pode ter sido envenenado. Todavia, são suposições, pois a realidade somente virá a tona com os resultados dos exames.

É importante ressaltar que em 2017 a população colatinense foi imunizada contra a febre amarela, devidos aos casos registrados em Minas Gerais. Na época, uma corrida aos postos de saúde do município de Colatina e região ocorreu a procura de vacinas. Ainda não está definida a data que o material para análise será enviada para o laboratório especializado neste tipo de exame no Paraná

O que fazer se encontrar um macaco morto ou doente:

– Ao encontrar um macaco morto ou doente, a população deve informar ao serviço de saúde do município. O número do CCZ em Colatina é (27) 3721 1681 e comunicar o fato..

– Nada de manipular os animais (não por risco de contrair a febre amarela, mas outas doenças). Caberá aos técnicos da área de saúde avaliarem se há possibilidade de coletar amostras para análise em laboratório e se a morte foi isolada ou atingiu um número maior de primatas.

– Em casos de maus-tratos a macacos, as pessoas devem denunciar aos órgãos ambientais (Ibama, ICMBio, Polícia Militar Ambiental e secretarias municipais e estaduais de Meio Ambiente).

– O Ibama recebe denúncias de maus-tratos a animais silvestres pelo telefone 0800-618080 (de segunda a sexta, das 8h às 18h), pelo site E-Ouv e presencialmente em todas as suas unidades. Fotos e vídeos facilitam a investigação do crime e a identificação dos responsáveis.

– Ao encontrar macacos vivos, sadios e em vida livre, as pessoas não devem capturá-los, retirá-los de seu habitat, alimentá-los, levá-los para outras áreas, agredi-los ou muito menos matá-los.

Foto ilustrativa. Captada nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido