Rio Doce poderá atingir níveis de inundação em Baixo Guandu, Colatina e Linhares nas próximas horas

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, após análise do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Rio Doce (SACE-DOCE), e devido às fortes chuvas que ocorrem na Região a montante da bacia, verificou-se o registro de inundações em estações localizadas na porção superior da bacia hidrográfica, nos municípios mineiros de Ponte Nova, Nova Era e Mário Carvalho.  

Na cidade de Ponte Nova o último boletim emitido pelo CPMR ocorreu às 6 horas deste domingo (26). O nível de inundação da cidade mineira é de 330 cm, sendo que às 6 horas da manhã deste domingo 26 de janeiro atingiu o nível de 443 cm. Nível com tendência é permanecer estável nas próximas horas.

Na cidade de Nova Era o último boletim emitido pelo CPMR ocorreu às 6 horas deste domingo (26). O nível de inundação da cidade é de 470 cm, o nível atual é de 698 cm. Nível com tendência a cair nas próximas horas.

Outra estação de monitoramento citada foi a de Mario de Carvalho, cujo nível de inundação é 620 cm, mas existe a probabilidade do nível chagar a 915 cm. Nível com tendência a cair nas próximas horas.

Governador Valadares nesta manhã de domingo (26), ás 6 horas está acima do nível de inundação que é de 360 cm. Mas com tendência a subir e alcançar o nível de 480 cm às 17 horas deste domingo dia 26 de janeiro.

Em Colatina o nível de inundação é de 620 cm. Neste domingo (26) às 10 horas o nível está em 424 cm. Ainda o CPRM não fez a simulação de quanto será o nível (cm) que o Rio Doce atingirá nas próximas horas em Colatina .  

De acordo com as estimativas, o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20 horas após Governador Valadares, Colatina em 30 horas e Linhares, em 42h.

Recomenda-se alertar a população, e se necessário, proceder a retirada de moradores residentes nas áreas com risco de inundações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido