“Dia D” contra o sarampo neste sábado (15), veja onde se vacinar em Colatina

A Policlínica Municipal e mais oito Unidades Básicas de Saúde começaram, na última segunda-feira, dia 10, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, para crianças, adolescentes e jovens com idades entre 5 e 19 anos, conforme o cronograma do Ministério da Saúde. O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.

O atendimento vai continuar acontecendo até no dia 13 de março, e está sendo feito de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 16h30, na Policlínica Municipal, e nos bairros São Silvano, São Pedro, Colúmbia, Ayrton Senna e Honório Fraga, e também no interior, nas sedes dos distritos de Paul de Graça Aranha, Itapina e Baunilha.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), neste sábado (15), será o “Dia D” de vacinação contra a doença, que vai acontecer na Policlínica, e ainda na Unidade de Saúde de São Silvano, de 8 às 15 horas. A Secretaria espera o comparecimento das crianças, adolescentes e jovens que ainda precisam de alguma dose que falta para completar o Cartão de Vacinação.

Segundo a coordenadora Municipal dos Programas de Imunização, Tuberculose e Hanseníase, da Semus, Deisiele Zucolotto Fornaciari, “a ação é seletiva, ou seja, só vão receber a dose da vacina para as pessoas que estiverem com o esquema em atraso. Nós estamos pedindo para quem quiser ser vacinado e pertence à faixa etária exigida que traga o seu Cartão. Quem estiver com a dose em atraso vai receber a dose, e quem estiver com o cartão completo não vai receber uma dose extra porque não tem necessidade”.

Ela disse que a expectativa da Secretaria é que não haja uma procura muito grande, porque o município de Colatina já vem atuando conforme a Lei estadual 10.913/2018, que obriga a apresentação do Cartão de Vacinação atualizado no ato da matrícula dos alunos de até dezoito anos de idade, em todas as escolas da rede pública ou privada, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. “Está tudo tranquilo, porque todas as nossas crianças, adolescentes e jovens, têm as suas cadernetas de vacinação avaliadas para fazerem as matrículas e rematrículas nas escolas. Então, a faixa etária que a lei contempla corresponde ao mesmo público-alvo da Campanha.

Acrescentando, Deisiele afirma que nessa faixa etária há em torno de 15 a 17 mil pessoas. “Por isso que a nossa expectativa de procura da vacina é pequena, porque a gente tem o mesmo público da Lei e desde o ano passado vem cumprindo o que ela determina. Todas as pessoas nessa faixa de idade estão recebendo a declaração de que estão em dia, ou quem não estava em dia já regularizou, para poder entregar na escola a declaração que está sendo exigida”, explicou a coordenadora.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido