Sistema experimental de pesagem e radar será implantado pelo Dnit ainda este mês, em Colatina

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está implantando um sistema experimental tendo como objetivo de pesar os caminhões que trafegam pela BR 259 e a cidade escolhida foi Colatina para receber este experimento. É importante ressaltar que a maioria dos radares entre João Neiva a Baixo Guandu estão no município de Colatina.

O instrumento é um novo conceito na pesagem de caminhões que vão de 90 a 120 toneladas por eixo, sendo que não há necessidade de uma acentuada redução na velocidade, pois a tecnologia permite ser feita a medição em  até 80 km. Mas quanto maior a velocidade, maior probabilidade de ocorrer algum erro na pesagem. A 80 km por hora, por exemplo, existe a probabilidade de 15% de erro no resultado .

O Sistema é interligado, pois o caminhão ao passar pelo medidor o resultado automaticamente entra no sistema da Polícia Rodoviária Federal que poderá tomar assim as devidas providências se houver qualquer tipo de irregularidade. 

Segundo um dos técnicos que atuam na implantação da Balança de Pesagem Dinâmica, diz que: “o motorista tem que passar em uma velocidade reduzida, pois desta forma, ocorre a centralidade do peso e com isso a probabilidade de ter erro na balança passa ser ínfima”.

Acoplado a este sistema também existe um radar de velocidade, que no momento não será utilizado pois o convênio para tal função não está estabelecido. Mas tudo indica que poderá ocorrer futuramente, pois segundo o próprio DNIT, novos estudos já estão sendo efetuados com o objetivos de implantação de um novo radar, nas proximidades da Curva do Cassani, em Baunilha. Esta ação, da possível implantação de um novo radar, é fruto de uma reunião provocada pelo Deputado Federal Josias Da Vitória, que na ocasião convidou a direção do Dnit, sociedade organizada e empresarial para encontrar uma forma de amenizar os vários acidentes que ocorrem na região.

O novo sistema é experimental e vai requerer a aprovação por parte do Dnit. Até o dia 24 de março está previsto o encerramento da instalação e o início do funcionamento será divulgado pelo órgão competente com uma certa antecedência.

O local escolhido é um dos trechos com maior número de acidentes da localidade, no percurso conhecido como a reta do Posto Baunilha nas proximidades da Churrascaria Los Carlos, no sentido Colatina-Baunilha, antes da curva do Cassani.

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