Cidade a 72 km de Colatina tem o primeiro caso de transmissão local por coronavírus confirmado

A Secretaria Municipal da Saúde de Linhares e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo confirmaram, na tarde deste sábado (14), o primeiro caso de infecção humana pelo novo coronavírus no Município. O outro caso suspeito foi descartado. 

O teste positivo para o novo corona vírus foi confirmado oficialmente por exames realizados pelo Laboratório Central do Estado do Espírito Santo (Lacen-ES), considerado referência pelo Ministério da Saúde. 

A pessoa com a doença confirmada apresenta sintomas leves de infecções respiratórias – febre, tosse, coriza, dor de garganta e cansaço, passa bem e segue em isolamento domiciliar voluntário, sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde. 

A equipe da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde segue monitorando ativamente outros possíveis contatos, por precaução. “Todas as medidas sanitárias estão sendo realizadas”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica de Linhares e membro do Comitê de Enfrentamento da doença, Jackelen Ramos.

As secretarias de Saúde de Linhares e do Estado são as responsáveis por  monitorar casos suspeitos em Linhares. As informações sobre os novos casos de coronavírus têm como fonte oficial a SMS e a SESA, uma vez que, considerando o caso de saúde pública e seguindo os protocolos do Ministério Público, apenas estas instituições são responsáveis por notificar e confirmar casos.

Os casos de coronavírus só são considerados oficialmente confirmados após testagem em laboratório de referência do Ministério da Saúde. No caso do Espírito Santo, este laboratório é o Lacen-ES.

Foto ilustrativa captada nas redes sociais.

ES-FALA/Informações Site Linhares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido