Secretário de saúde e médicos de Marilândia poderão pedir demissão em massa

O pronunciamento do Presidente da República Jair Bolsonaro teve eco em todos os cantos do Brasil. A fala contrária ao que todos estão pregando neste momento teve repercussão junto aos médicos e o Secretário de Saúde da cidade de Marilândia que em uma entrevista na Rádio local disse que se a população não seguir as normas adotadas pela administração, ele e os médicos vão pedir demissão.

Segundo o Secretário da pasta Beto Partelli, com a fala do presidente fica difícil o controle social. “Chegamos na manhã desta quarta-feira (25), na secretaria e tomamos uma decisão coletiva eu e os médicos do PSF. Na reunião perguntei a todos o que achavam se as medidas adotadas pela Prefeitura de Marilândia no combate ao vírus estavam certas? Tomamos a decisão de manter o trabalho até o dia 3 de abril. Continuaremos com as ações que estamos promovendo no município”. Relata o secretário.

Após esta data o secretário disse que será feito reuniões com a população e autoridades para saber o ponto de vista dos moradores da cidade em relação as medidas adotadas no combate a pandemia. “Mas nesse momento após a fala o Presidente da República, a população caso entenda que estamos exagerando ou não responder as ações que estamos executando, eu peço demissão junto com todos os médicos do PSF. Isso foi acordado entre nós”. Finaliza Partelli.

A Secretaria de Saúde da cidade de Marilândia está realizando um combate sério ao coronavírus. Várias ações estão ocorrendo simultaneamente. Em Marilândia, 50 residências estão em quarentena, todas são monitoradas diariamente por uma ampla equipe de profissionais.

“As reuniões entre a equipe da secretaria e médicos do Programa da Saúde da Família  (PSF) ocorrem diariamente para a troca de informações e criação de novas estratégias no combate a pandemia. Cada profissional recebeu um celular para ter uma linha direta com a população e consequentemente tirar dúvidas, oferecer conhecimento  e orientação. Como por exemplo os psicólogos que dão atenção redobrada aos moradores, devido ao confinamento e as pressões emocionais que envolvem o momento”. Diz o secretário.

Em Marilândia está sendo feito um bloqueio na entrada da cidade, não é impeditiva, as pessoas mesmo de fora, podem entrar na cidade, mas todos os automóveis são parados para verificar se tem algum passageiro com sintomas de gripe ou se onde moram alguém esteja gripado. Desta forma é feito um monitoramento com maior rapidez e aumentando significativamente as chances de detectar pessoas com sintomas.

Por ser uma cidade do interior, ainda se mantém alguns costumes de décadas, como por exemplo, as pessoas de mais idade sentarem nos bancos no canteiro central do centro da cidade para conversar entre amigos, só que esse ato cria aglomeração, por isso, a Prefeitura Municipal decidiu retirar os bancos para que não aja contato entre as pessoas, impedindo assim a proliferação do vírus em uma faixa etária de altíssimo risco que são os idosos que frequentam o local.

As fábricas da cidade mantém suas atividades, com isso, a Secretaria de Saúde faz um bloqueio sanitário na porta das fábricas para detectar se algum trabalhador está com sintomas de gripe.

Segundo o Secretário de Saúde Beto Partelli hoje 50 residências estão sendo monitoradas diariamente por agentes de saúde, para saber se realmente estão todos em casa e quais os sintomas que os moradores estão sentindo.  



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido