Em Pancas, padre celebra missa com nome das comunidades nos bancos da igreja

A comunidade católica Matriz, em Pancas cidade a 58 km de Colatina, acolheu as 28 comunidades da Paróquia Santa Luzia de uma forma diferente, na antevéspera de domingo de Ramos.  Há duas semanas, o pároco padre Marcelo Keller e o diácono Melquisedec Fardin, vêm celebrando missas ao vivo pelo Facebook da Paróquia, devido ao coronavírus e às orientações da Diocese de Colatina em não permitir aglomerações, seja em missas, encontros ou reuniões.

As missas eram feitas na casa paroquial, mas a partir de quinta-feira, 02, começaram a acontecer na Matriz. Nesta sexta, 03 de abril, padre Marcelo celebrou a missa e, no final, deixou uma mensagem para toda a paróquia.

Com um gesto simbólico, os bancos da igreja matriz continham mensagens motivacionais e pedidos de bênção. Em cada banco, havia uma foto das comunidades, representando todos os membros da paróquia.

Emocionado, padre Marcelo deixou uma linda mensagem: “Não vejo templos, vejo histórias, que acompanho na confissão, na orientação, nos conselhos, nas nossas comunidades, o sorriso quando a gente chega para celebrar, também as tristezas que por ventura às vezes a gente passa na caminhada.

Pedi que fosse colocado aqui, embora estejamos celebrando aqui na matriz, nós estamos em comunhão com todos vocês, com as nossas famílias, os nossos enfermos, nossos trabalhadores, nossos agricultores, os profissionais da saúde, a você que talvez não tenha um nome, mas está aqui presente conosco.

Nós formamos essa comunhão até que a situação se normalize nós vamos estar assim. Se sinta representado neste momento, esse foi um gesto de mostrar que vocês estão aqui. Não encarem as fotos dos templos como uma estrutura, estou aqui lembrando do rostinho de cada um de vocês.

Eu peço a Deus que esse momento passe logo porque a distância machuca, né, mas a distância às vezes também é necessária. Então a gente agrade a você que sempre acompanha a gente, que está sempre conosco, você está presente aqui e a gente tentou diminuir um pouquinho essa distância, para que você se fizesse presente aqui ao menos aos olhos do padre.

Vocês não sabem como foi difícil celebrar olhando as frases. Às vezes a gente não valoriza a presença como a gente deveria valorizar, e quando falta parece que falta um pedaço em nós. Tentei diminuir essa distância, agradeço a Ana, a June Mara também que pensou junto, para que nós pudéssemos trazer vocês aqui, não só a vida de cada um de vocês, mas os pedidos que vocês trazem no coração.

Vocês estão conosco, não se sintam de modo nenhum excluídos. Tudo o que vocês trazem no seu coração está aqui no altar e no coração do padre também. Se sintam representados e acolhidos aqui na nossa Matriz e se sintam fortes, nesse momento é o que a gente mais pede, o que a gente precisa, e que a gente pede ao nosso Deus nessa semana santa que nós vamos iniciar.

Que a gente possa ter um coração cada vez mais disponível e que nós possamos de fato nos encontrar aqui nesse templo santo, mas também nos encontrar nos nossos irmãos e irmãs. Que nós sejamos corajosos e enfrentar o que vem, na certeza do encontro, do abraço, que logo, logo nós vamos dar uns nos outros. Muito obrigado”, disse Padre Marcelo.

ES-FALA/Informação AMOPANCAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido