Comerciante em Colatina entra com ação na justiça para abrir loja em meio à pandemia

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

Uma comerciante de Colatina entrou com ação na justiça, tendo como objetivo voltar a prestar serviços em seu estabelecimento pessoalmente. A lojista alega que o decreto estabelecido pelo Governo do Estado do Espírito Santo é favorável que o seu setor, “loja de conveniência” atenda pessoalmente e que haja o consumo presencial.

Na ação, a requerente, alega o abuso de autoridade do município por não acatar o decreto Estadual. Salienta a ilegalidade de proibir o livre comércio, ao colocar obstáculos administrativos. E finaliza relatando que haverá prejuízos irreparáveis e perdas de postos de serviço.

Mas os argumentos da comerciante não foram suficientes para convencer o Juiz da Fazenda Pública da Comarca de Colatina, Drº Menandro Taufner Gomes. Reconhecido como um juiz firme nas suas decisões e de bom senso, Drº Menandro, em resposta a ação, expõe o por que negou o pedido de abertura do comércio.

O magistrado relata que mesmo diante das consequências do fechamento do comércio e mediante a pandemia mundial e mortal, o bem mais valioso é aquele que não pode ser reparado economicamente, como a perda da vida ou saúde de milhares. “Na calamidade o prejuízo a todos é inevitável e as vezes o necessário é poupar vidas, especialmente nas camadas mais sofridas da população”. Afirma o magistrado.

O juiz também deixa claro que o funcionamento de estabelecimento comercial no âmbito territorial de um município, obviamente, encontra-se dentro do poder de polícia municipal.

O prefeito Sérgio Meneguelli, em vídeo gravado nesta terça-feira (7), relatou que tomará as decisões necessárias para que o combate a pandemia possa ocorrer na cidade, doa a quem doer. Na fala faz críticas a alguns comerciantes e diz que não aceitará pressão, pois tem pulso firme para exercer a função de gestor municipal.

Colatina nesta quinta-feira (9), confirmou o quinto caso de Covid-19 no município. Existem mais três em análise.  

Mais Notícias

Deixe um comentário