Casagrande autoriza construção de Central de Tratamento de Resíduos em Colatina

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e o Consórcio Público para Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Doce Oeste do Estado do Espírito Santo (Condoeste), assinaram, nesta quarta-feira (15), a Ordem de Serviço para o início das obras da primeira fase da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Colatina. O investimento, realizado com recursos da Fundação Renova, é de R$ 10.969.262,80 e vai beneficiar os 22 municípios que compõem o Condoeste.

A assinatura contou com a participação do governador Renato Casagrande; do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente; do prefeito de Santa Teresa, Gilson Amaro, que preside o Consórcio; além de representantes da Renova e da empresa que irá realizar a obra.

Em sua fala, o governador Casagrande destacou que o investimento vai atender a 487 mil capixabas. “O Centro de Tratamento de Resíduos atenderá a 22 municípios. A construção é uma parceria do Governo do Estado com a Fundação Renova. Também estão em curso as cinco áreas de transbordo, onde serão despejados os resíduos antes de ir para o tratamento. Desapropriamos as áreas no nosso mandato passado e hoje assinamos esse importante investimento. É uma necessidade e uma exigência da sociedade, além de uma oportunidade de redução do custo para os municípios”, disse.

O secretário Marcus Vicente lembrou que esta a ação faz parte do programa ES Sem Lixão, que busca a erradicação dos lixões em território capixaba. “O Governo do Estado, por meio da Sedurb, contratou todos os documentos técnicos, que contemplaram estudo de logística e projetos executivos, além do licenciamento ambiental, dando suporte necessário ao Condoeste, além de ter desapropriado as áreas necessárias. Com as obras concluídas e o sistema do Condoeste funcionando como um todo, teremos a destinação correta, de acordo com as normas ambientais, de quase 270 toneladas de lixo por dia”, enfatizou.

Além da CTR, o Condoeste contará com as cinco Estações de Transbordo (ET) nos municípios de Colatina, Alto Rio Novo, São Domingos do Norte, Itarana e Laranja da Terra, bem como aterros sanitários projetados em locais que facilitem a logística de transporte integrado para garantir o escoamento otimizado dos resíduos de cada município.

Fazem parte do Condoeste os municípios de: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Mais Notícias

Deixe um comentário