Governador Casagrande cria novo decreto e Colatina poderá voltar com todas as atividades econômicas na quarta-feira (22)

O Governador Renato Casagrande fez um comunicado a população capixaba através de uma live nesta tarde de sábado (18) para dar as diretrizes a população sobre o Mapa de Gestão de Risco, desenvolvido pela equipe técnica do governo. Casagrande inicialmente explanou sobre os índices do Estado em relação a quantidade de pessoas contaminadas e revelou que o método que será utilizado para os setores voltarem as atividades serão possíveis de acordo com o número de infectados de cada município.  

Cada cidade dependendo do número de casos já existentes terão medidas restritivas mais amenas ou mais rígidas. Os índices que irão determinar quais as medidas  que serão adotadas pelos municípios seguirão as seguintes ordens:

1 – Risco baixo inclui todos os municípios que tem o número menor do que  23 casos de Covid-19 confirmados. Ao todo são 63 municípios, sendo que Colatina é considerada de risco baixo, pois tem 15 casos de coronavírus confirmados.

2 – Risco moderado inclui todos os municípios que tem acima de 23 casos confirmados e menos de 35 casos de Covid-19 confirmados. No total são 9 cidades.

3 – O grupo severo inclui os municípios que tem acima de 35 casos de coronavírus confirmados. Essas cidades em sua maioria estão na Grande Vitória, que possui 50% dos casos registrados no Estado.

A cidade de Colatina. faz parte do grupo de risco baixo. Com isso as restrições são as menores em comparação com os outros índices apresentados pelo Governador Renato Casagrande.
 

– Fiscalização social e medidas de conscientização; 

– Implantação de um sistema de denúncias de aglomeração, denominado Disque Aglomeração; 

– Orientação para o uso de máscara obrigatório em todos os estabelecimentos pela equipe de trabalho de todos os setores e a sugestão para que os clientes possam usar as máscaras ao entrar nos estabelecimentos; 

– Monitoramento dos casos suspeitos e confirmados diariamente pelos órgãos da saúde de cada município; 

– Manutenção das ações estabelecidas pelo último decreto referente aos grupos de risco; 

– Cidades acima de 70 mil habitantes, deverão ter dois turnos de serviços nos diversos setores, tendo como objetivo manter o transporte coletivo dentro das normas determinadas pelos decretos anteriores; 

– Barreiras sanitárias nas divisas do município.

Casagrande relatou que o decreto poderá ser adequado por cada município, mas sempre com medidas de maior rigor, mas não poderá ocorrer a flexibilização por parte dos administradores municipais, Com isso os prefeitos terão o direito de tomar medidas mais rígidas. 

A reunião entre o Governador Renato Casagrande e todos os prefeitos acontece ainda neste sábado. Após está reunião, deverá ocorrer o pronunciamento do prefeito Sergio Meneguelli para definir quais as medidas serão tomadas em Colatina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido