Atenção alunos de Colatina e região, Governo do Estado cria aplicativo de comunicação entre professores e estudantes

Buscando uma solução tecnológica para o acesso dos estudantes ao conteúdo das disciplinas nesse período de distanciamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Educação (Sedu,) em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), criou o aplicativo EscoLAR, para acesso ao Google Sala de Aula. A ferramenta garante a comunicação on-line entre professores e estudantes, por meio do celular, sem uso do pacote de dados, a qualquer tempo e local.

“A criação do aplicativo foi uma solução que resolveu muitos gargalos desse novo formato de ensinar. Outros estados estão nos procurando para entender essa ferramenta e como está contribuindo com as atividades não presenciais nesse momento de pandemia”, disse o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.

Com o aplicativo, cada escola conta com turmas criadas, automaticamente, no Google Sala de Aula, com os professores vinculados às salas e os alunos já enturmados. Além disso, os componentes curriculares estão organizados por tópicos, na aba “ATIVIDADES” das Salas, onde cada estudante terá acesso aos Componentes Curriculares específicos.

Quando o aluno acessar o aplicativo EscoLAR, usando sua conta institucional via celular, mesmo que não tenha internet em casa ou que seu pacote de dados móveis esteja zerado, poderá interagir na sua Sala de Aula Google para esclarecer dúvidas com os professores (na aba “ATIVIDADES”) e também com seus colegas de classe (na aba “MURAL”), além de poder realizar atividades elaboradas via Formulários Google (testes, quiz, avaliações, revisões etc.).

O estudante, ao se conectar via aplicativo EscoLAR, pode acessar todas as suas disciplinas em uma única sala virtual, se comunicar com seus professores de forma on-line, acompanhar as atividades postadas pelos professores em cada disciplina, esclarecer suas dúvidas, assim como trocar mensagens com seus colegas de turma.

O projeto contou com o apoio de operadoras de telefonia e do Google.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido