Conheça as últimas medidas do Governo do Estado contra o coronavírus

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

O Governador Renato Casagrande adotou novas medidas no combate ao Covid-19. Medidas estas baseadas em vários fatores tendo como referência o novo mapa de risco, que é atualizado semanalmente, leva em consideração o número de casos confirmados de coronavírus, ou seja a incidência, a cima e a baixo da média capixaba. O coeficiente de incidência da doença no ES que era de 23/100 mil habitantes na semana passada passou a ser de 39/100 mil habitantes.

A expectativa do Governo do Estado, baseado em estudos, o mês de maio é a primeira onda que pode estar chegando ao topo (pico de contágio). Mas é possível que ocorram outras ondas da doença. Enquanto não existir vacina, tratamento, vamos viver esses momentos que temos que administrar. “O importante é manter esse conceito de isolamento e só sair quando for necessário”. Relata o Governador do Estado do Espírito Santo Renato Casagrande.

O Secretário da Saúde do Governo do Estado, disse que é preciso radicalizar o isolamento e evitar aglomerações. “Estamos chegando em maio, que é o momento mais crítico do processo”. Afirma Nésio Fernandes. Segundo o secretário, todos os trabalhadores da área da saúde serão testados, seguindo o protocolo do Estado. Qualquer profissional que apresente um sistema gripal será afastado e após 4 ou 8 dias será garantida testagem. 

Conheça as determinações do Governo do Estado contra o Covid-19:

– As academias no Estado que estão fechadas há mais de um mês, devem permanecer fechadas, até o próximo domingo, dia 3 de maio;

– A partir da próxima semana começam os testes para inquérito otológico em 27 municípios capixabas. Os testes serão feitos nos domicílios. Aproximadamente 42 mil testes serão feitos no total. Será publicado pelo Governo do Estado um protocolo de testes ampliados para pacientes com mais de 45 anos que apresente febre ou comorbidade.

– O Estado ainda aguarda a chegada de 50 mil testes que viriam da China para o Espírito Santo. Além disso, foram comprados 30 mil testes do Paraná.

– O Espírito Santo foi o terceiro Estado da Federação a diagnosticar o Covid-19. Estados que demoraram já colapsarão. Projetamos que teríamos a primeira curva de crescimento na segunda quinzena de abril a segunda quinzena de maio.

– No mês de maio teremos um crescimento acelerado do número de infectados. Esse crescimento terá um comportamento de pico e pode passar a recuperação.  Mas ao chegar o inverno, e com a retomada das atividades, pode ter outras ondas.

– No novo formato da matriz de risco que será adotado pelo Estado a partir da próxima semana, será considerado o percentual de leitos ocupados, essa porcentagem ainda será definida na próxima semana.

– As aulas permanecem suspensas nas escolas até o dia 30 de abril, como já havia sido anunciado pelo Governo do Estado. Mas o Governador Renato Casagrande, vai avaliar se amplia o período de fechamento das escolas. “É bem provável que as aulas continuem suspensas, mas vamos discutir essa semana”. Disse o Governador.

– O Estado começa na próxima semana a segunda fase de abertura de leitos. Na primeira fase, foram reservados 184 leitos de UTI, exclusivos para para atendimento de doentes com Covid-19. Até o final de abril serão disponibilizados 350 leitos de UTI e 460 leitos de enfermaria para tratamento de pacientes com coronavírus.

Mais Notícias

Deixe um comentário