Governo do Estado faz mais de 360 mil abordagens realizadas na Operação Barreiras

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

As barreiras sanitárias adotadas pelo Governo do Estado na prevenção à disseminação do novo Coronavírus (Covid-19) já abordaram cerca de 360 mil pessoas. O trabalho, iniciado em março, conta com pontos de abordagem nas principais rodovias do Estado. Durante a ação, a equipe afere a temperatura de motoristas e passageiros abordados, que também respondem a um questionário sobre local de origem e se apresentam algum sintoma da doença.

O coordenador do Centro de Comando e Controle à Covid-19, Luiz Carlos Cruz, lembra que a ação não impede o trânsito de veículos e pessoas.
“Essas ações não são para restringir a entrada ou circulação de pessoas e cargas. O intuito é de dar mais segurança a eles e à nossa população, repassando as orientações apropriadas sobre essa doença e identificando casos suspeitos. Já abordamos mais de 360 mil pessoas. São mais de 360 mil cidadãos que receberam instruções sobre a importância do uso da máscara, higienização de mãos e maneiras corretas de prevenção” destaca Cruz.

Nos casos em que há suspeita da doença, é feita a orientação para que a pessoa permaneça em isolamento por 14 dias. Nos casos em que são identificados alguns sintomas da doença associados à falta de ar, é feito o encaminhamento à rede de saúde pública. Durante as abordagens, 45 pessoas com suspeita de estarem infectadas foram encaminhadas para o serviço médico.

Além disso, os profissionais ressaltam a importância de seguir as orientações para prevenção à Covid-19, realizando frequentemente a higienização das mãos com água e sabão ou álcool, com a utilização de máscaras e evitando contato e aglomeração.
Atuação do Centro de Comando e Controle

Atuam nas barreiras sanitárias profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), da Polícia Rodoviária Federal, das Forças Armadas, das secretarias estadual e municipais de saúde e das respectivas guardas municipais.

O Governo do Estado também implantou uma barreira sanitária no Aeroporto de Vitória, que já realizou o mesmo atendimento a mais de 9.300 pessoas.
Profissionais da segurança pública do Estado também estão envolvidos na prevenção ao novo Coronavírus. Diversas abordagens têm sido feitas por agentes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, orientando moradores que permaneçam em casa.

“No Centro de Comando e Controle voltado à Covid-19 estamos coordenando ações integradas para prevenir, conscientizar e atender à população capixaba. Precisamos que o cidadão entenda, ao ver as barreiras e as abordagens, que trata-se de ação de prevenção à doença. Nós defendemos a necessidade do distanciamento social, que as pessoas permaneçam em casa, para que a rotina de todos volte ao normal assim que possível. Mas, é necessária a adesão e comprometimento da população em nome da saúde de todos”, afirma Luiz Carlos Cruz.

Mais Notícias

Deixe um comentário