Coronavírus: Hospital Sílvio Avidos não tem mais vagas em UTI

Três hospitais do Espírito Santo estão com a lotação máxima nas unidades de terapia intensiva (UTI), para pacientes com a Covid-19. De acordo com Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), no final da tarde desta segunda-feira (18), o Hospital Silvio Avidos em Colatina, Hospital Dório e Silva e Hospital Evangélico de Vila Velha, já não contam com mais vagas em leitos de UTI.

A direção do Hospital Silvio Avidos, na última semana transferiu os pacientes que estavam nas UTI provisórias para as instalações da antiga pediatria que foi readaptada para ser utilizada como UTI. Segundo o Diretor do Hospital Sílvio Avidos “foi feito uma adaptação, onde foi transformada a área que era destinada a pediatria em um ambiente com dez leitos de UTI”. Esses novos leitos ficam dentro do complexo do PS.

Segundo Almiro Shimidt, as reformas continuam, no primeiro andar do Hospital, seis leitos de UTI devem ficar prontas em breve, já no térreo, quatro enfermarias então sendo transformadas em UTI com 12 lugares. No total mais 18 leitos destinados aos pacientes de Covid-19 ficaram prontos em breve.

No Hospital Silvio Avidos, 16 leitos foram destinados para pacientes com Covid-19. Destes 10 são de UTI, 3 de isolamento e 3 leitos de enfermaria.  Sendo que a enfermaria são para os casos que estão aguardando a confirmação, o isolamento é um local para aguardar a confirmação mas que o paciente esteja em estado mais grave do que os pacientes da enfermaria e mais 10 UTIs.

A tenda de UTI voltará a atender provavelmente na tarde desta terça-feira (19) ou na manhã de quarta-feira (20). O local tem a capacidade para 14 pacientes, mas voltarão com 10 leitos de UTI, pois alguns equipamentos estão sendo aguardados pela direção de Hospital.

Na semana passa circulou nas redes sociais a informação que devido às chuvas que ocorreram na sexta-feira (15) e no sábado (16), os pacientes que estavam ocupando as tendas de UTI foram transferidos com urgência para outros leitos localizadas na área interna do Hospital Sílvio Avidos. Segundo a direção do Hospital essa informação não é real e o que ocorreu foi à transferência dos pacientes de uma área para outra.

Se forem considerados todos os leitos disponíveis no Estado, a lotação também aumentou. No momento 78,1% dos leitos de UTI estão ocupados por pacientes do Covid-19. De acordo co a SESA, em todo o Espírito Santo são 321 pacientes internados em UTI e 188 em enfermarias. Desses, 286 pacientes foram diagnosticados com a Covid-19 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido