Ônibus de transporte público em Colatina passam por Avaliação Veicular Ambiental

Mesmo com a pandemia do Coronavírus e a grande queda no número de passageiros, a Viação Joana Darc de Colatina mantém seus cuidados com a saúde e o bem estar dos passageiros e colaboradores.

No dia 1° de junho, todos os veículos da empresa passaram por uma avaliação veicular ambiental. A iniciativa faz parte do Programa Despoluir da Federação das Empresas de Transporte do Espírito Santo. 

Essa linha de ação prioriza o bem-estar e a saúde dos trabalhadores do setor de transporte, buscando a melhoria da qualidade do ar, sobretudo em áreas urbanas. Sua execução ocorre por meio de unidades móveis que vão até os transportadores para aferirem ônibus e caminhões movidos a diesel.

As avaliações veiculares ambientais do Despoluir são realizadas pelas equipes técnicas das Federações de transporte de passageiros e de carga afiliadas à CNT, com o apoio das Unidades do SEST e do SENAT.

Estudos comprovam que os trabalhadores do setor de transporte são os mais expostos aos poluentes advindos da sua atividade. A poluição atmosférica provoca problemas respiratórios e irritação nos olhos, nariz e garganta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o material particulado (MP) – tipo de poluente emitido por veículos a diesel – pode causar diversas doenças, até câncer de pulmão.

Protegendo a saúde do trabalhador e de toda a sociedade, essa linha de ação promove a regularização ambiental da frota e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos.

Adicionalmente, ao avaliar os veículos dos transportadores, os técnicos do Despoluir também orientam sobre outros temas ambientais, como condução econômica, manutenção preventiva, eficiência energética, qualidade do combustível, gestão hídrica e de resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido