Governo do Estado adota novas medidas para reduzir aglomeração

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

A partir do próximo final de semana, a venda de bebidas alcoólicas estará proibida em lojas de conveniência e em distribuidoras de bebidas do Espírito Santo. A determinação vale também para feriados. 

Além disso, durante os dias úteis, esses estabelecimentos estão proibidos de comercializar bebidas alcoólicas fora do horário entre 12h e 16h. O consumo presencial também está proibido nesses locais.

A nova determinação consta em uma portaria publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em uma edição extra do Diário Oficial, publicada no sábado (20). A portaria passa a entrar em vigor a partir desta segunda-feira (22). 

A regra em vigor, presente na Portaria nº 100-R, de 30 de maio de 2020, restringia essa comercialização somente nas lojas de conveniência. A intenção do governo do Estado, é reduzir ainda mais a possibilidade de aglomerações, como forma de prevenir a proliferação do novo coronavírus.

Os bares do Espírito Santo também estão proibidos de funcionar desde o dia 20 de março, assim como teatros, cinemas, casas de shows, entre outros espaços destinados ao entretenimento. A determinação vale pelo menos até o próximo dia 30, quando o governo estadual publicará um novo decreto, prorrogando ou não essa proibição.

O Espírito Santo registrou 31 novas mortes e 628 casos confirmados do novo coronavírus em 24 horas. Com a atualização dos dados, o número de óbitos provocados pela covid-19 subiu para 1.328 e o de casos confirmados para 34.866. Além disso, 20.081 pacientes já se recuperaram da doença no estado.

As informações foram divulgadas na tarde deste domingo (21), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que mostra as notificações da doença no Espírito Santo em tempo real.

Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.

Colatina

Em Colatina, para combater a aglomeração, nos bares da cidade, nesta sexta-feira (19) e sábado (20), duas equipes de fiscais atuaram nos lados norte e sul da cidade com o objetivo de fazer cumprir o decreto municipal. As equipes são compostas pelos setores de fiscalização da Prefeitura de Colatina, vigilância sanitária, desenvolvimento urbano e são acompanhados pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O relato das autoridades dão conta de que muitas pessoas estão nas ruas aglomeradas e não estão cumprindo o isolamento social, tão importante, para que não haja mais casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Coronavírus

A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Como até o momento não há tratamento específico para a doença, é fundamental manter alguns cuidados como o isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a etiqueta respiratória:

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.

Foto ilustrativa capitada nas redes sociais.

ES-FALA/Informação Sesa/Folha Vitória/PMC

Mais Notícias

Deixe um comentário