Diocese de Colatina permite missas com quantidade reduzida de fiéis

Algumas paróquias da Diocese de Colatina, que abrange cidades do Norte e Noroeste do Estado, estão retomando as missas com a presença de fiéis. A participação do público nas celebrações estava suspenso desde março, em função da pandemia do novo coronavírus.

Apesar da retomada, várias medidas de prevenção a Covid-19 estão sendo tomadas, a quantidade de pessoas nos locais está reduzida. Para facilitar o controle, quem quiser participar das celebrações precisa reservar vagas em determinadas igrejas.

De acordo com a Diocese de Colatina, as paróquias que retomaram as celebrações com a presença de fiéis estão tendo que seguir rigidamente as normas sanitárias e cumprir um protocolo de prevenção contra o Covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento de dois metros entre as pessoas. 

É o caso da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, do bairro Honório Fraga, que desde o início do mês de junho realiza missas presenciais. Para participar, o fiel precisa retirar um cartão de confirmação na secretaria da igreja. São apenas 40 vagas por missa, em um espaço que abriga 450 fiéis sentados.

Segundo o pároco, Padre Paulo Sérgio Barbosa, para compensar a redução do números de fiéis em cada celebração, a paróquia aumentou o número de missas semanais. “Estamos funcionando apenas com 10% de nossa capacidade. Pessoas com sintomas gripais devem ficar em casa. Além disso, quando entra na igreja o fiel não pode mais levantar do seu lugar, a eucaristia é levada até as pessoas, e as ofertas são depositadas no final de cada celebração”. Explicou o Padre.

Na Diocese, as celebrações estavam suspensas desde março. Durante a pandemia, a maioria das paróquias está transmitindo as missas através de plataformas de vídeo ou utilizando meios de comunicação.

ES-FALA/Informação A Gazeta.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido