Diocese de Colatina permite missas com quantidade reduzida de fiéis

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

Algumas paróquias da Diocese de Colatina, que abrange cidades do Norte e Noroeste do Estado, estão retomando as missas com a presença de fiéis. A participação do público nas celebrações estava suspenso desde março, em função da pandemia do novo coronavírus.

Apesar da retomada, várias medidas de prevenção a Covid-19 estão sendo tomadas, a quantidade de pessoas nos locais está reduzida. Para facilitar o controle, quem quiser participar das celebrações precisa reservar vagas em determinadas igrejas.

De acordo com a Diocese de Colatina, as paróquias que retomaram as celebrações com a presença de fiéis estão tendo que seguir rigidamente as normas sanitárias e cumprir um protocolo de prevenção contra o Covid-19, como o uso de máscaras e distanciamento de dois metros entre as pessoas. 

É o caso da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, do bairro Honório Fraga, que desde o início do mês de junho realiza missas presenciais. Para participar, o fiel precisa retirar um cartão de confirmação na secretaria da igreja. São apenas 40 vagas por missa, em um espaço que abriga 450 fiéis sentados.

Segundo o pároco, Padre Paulo Sérgio Barbosa, para compensar a redução do números de fiéis em cada celebração, a paróquia aumentou o número de missas semanais. “Estamos funcionando apenas com 10% de nossa capacidade. Pessoas com sintomas gripais devem ficar em casa. Além disso, quando entra na igreja o fiel não pode mais levantar do seu lugar, a eucaristia é levada até as pessoas, e as ofertas são depositadas no final de cada celebração”. Explicou o Padre.

Na Diocese, as celebrações estavam suspensas desde março. Durante a pandemia, a maioria das paróquias está transmitindo as missas através de plataformas de vídeo ou utilizando meios de comunicação.

ES-FALA/Informação A Gazeta.    

Mais Notícias

Deixe um comentário