Prefeito Sergio Meneguelli lança novo decreto e amplia restrições em Colatina

Após manifestar sua preocupação com o aumento de contaminados e mortos em Colatina, o Prefeito Sérgio Meneguelli, lançou o novo decreto nesta terça-feira (21), tendo como objetivo combater a pandemia do novo coronavírus que avança no município.

No dia anterior, Meneguelli havia dado pistas que iria adotar procedimentos mais restritivas, pois em sua fala dizia que teria que tomar uma atitude imediata para que a cidade pudesse voltar para o risco moderado e assim poder flexibilizar os setores comerciais do município como já está ocorrendo na maioria das cidades do Espírito Santo.

No novo decreto os impedimentos, como os anteriores, recai sobre o comércio e prestadoras de serviços que já a meses são os setores mais restringidos em seu funcionamento, tendo como objetivo, o aumento do isolamento social. Uma das determinações a ser cumprida deste novo decreto municipal, será o fim do serviço Delivery no horário comercial. O motivo da nova restrição, segundo a administração, é o descumprimento das normas de entrega. O produto da venda deveria ser entregue na residência e não na porta das lojas, criando aglomeração. Assim, o dia que não for de funcionamento do seguimento, não poderá mais acontecer nenhuma negociação.

Fica vedado a retirada de produtos pelo cliente em área externa do estabelecimento; a presença do funcionário na porta do estabelecimento; manter a porta aberta; os serviços de drive thru, exceto os de medicamentos; os serviços de Delivery, exceto os de alimentação.

Um ponto que não surtiu o efeito desejado, em nível de aumento de isolamento social foi o fechamento de supermercados e vários ramos do varejo em Colatina, mas no novo decreto, o prefeito Sérgio Meneguelli, manteve fechamento desses locais, pois segundo ele, em entrevista, disse que a ação foi positiva no sentido de evitar que pessoas se deslocassem para as compras e consequentemente fizessem aglomerações na porta dos estabelecimentos e pontos de ônibus. Com isso, no sábado dia 25 não serão permitidos o funcionamento de supermercados, hortifrúti, hipermercado, atacadistas, lojas de produtos alimentícios, loja de cuidados de animais, insumos agrícolas e lojas de embalagens, Desta vez, a determinação alcançará também os bairros da cidade, já que no último decreto foi liberado o funcionamento desses setores nas comunidades. 

A feira livre de Colatina que anteriormente ocorria aos sábados na Avenida Delta, passa a ocupar novo dia e horário. A feira iniciará às 16 horas da próxima sexta-feira (24) e se estenderá até às 22 horas. Mas a administração municipal revelou que ocorrerá em caráter experimental e se houver o descumprimento das regras estabelecidas para os feirantes poderá ser suspensa novamente.  

Foram estabelecidas determinações, tanto para os feirantes quanto para os consumidores. Todas as barracas deverão ter uma pessoa específica para o caixa, evitando que os demais trabalhadores manipulem dinheiro e produto ao mesmo tempo e também não poderá ocorrer a venda de bebidas alcoolificas. Já para os consumidores e frequentadores da feira as determinações são:

I – Não comparecer à feira, quando o munícipe integrar o grupo de risco (gestante, lactante,idade acima de 60 anos, diabético, asmático ou doente crônico) ou se tiver com sintomas gripais (febre, coriza, mal estar, nariz entupido).

II – Usar máscara e levar recipiente de álcool em gel 70%

III – Comparecer a feira somente uma pessoa, por, família

IV – Ao chegar em casa higienizar adequadamente cada produto que adquiriu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido