Veja a situação de Colatina no novo Mapa de Risco que entrará em vigor na segunda-feira (27) em todo Estado

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on print

Entra em vigor nesta segunda-feira (27) o 15º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência até domingo (2). Ao todo, 19 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 41 estão em Risco Moderado e Colatina e mais 17 em Risco Alto. Entre as mudanças desta atualização, Cariacica saiu do Risco Alto para Moderado. Com isso, todas as cidades da Grande Vitória deixaram a classificação de risco mais elevada. O ponto negativo é que a cidade de Pancas volta a integrar o grupo de cidades que compõem o Risco Alto. 

A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril, levando em consideração o coeficiente de incidência da doença. No dia 04 de maio, o Mapa de Risco passou a contar a taxa de ocupação dos leitos de UTI. No dia 18 de maio, a Matriz de Risco Ampliada entrou na terceira fase com a inserção da taxa de letalidade, do índice de isolamento social e a porcentagem da população acima dos 60 anos – considerado como grupo de risco. A nova Matriz de Risco Ajustada entrou em vigor no último dia 13, permitindo que todas as cidades capixabas fossem classificadas de forma individual, sem influência do grau de risco dos municípios vizinhos.

Veja a comparação entre o mapa de risco atual e o anterior.

O Mapa anterior divulgado pelo Governo do Estado mostrava 14 município em risco alto, ao passo que o atual aponta 18. Em relação aos municípios com risco moderado para o Covid-19, o número caiu de 45 para 41. Por último, o número das cidades com risco baixo se manteve em 19.

Dentre os oito municípios que entraram em risco alto estão Águia Branca, Anchieta, Ecoporanga, Irupi, Pancas, Piuma, São José do Calçado e Vargem Alta. Já os que deixaram o risco alto são Cariacica, Linhares, Nova Venécia e São Domingos do Norte. 

Os municípios que deixaram o risco baixo e passaram  a moderado foram Alfredo Chaves, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Jaguaré e Venda Nova do Imigrante. Já as cidades que deixaram o risco moderado para integrarem o risco baixo foram Iúna, Jerônimo Monteiro, Montanha, Pinheiros e Rio Novo do Sul.   

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Colatina, Águia Branca, Anchieta, Alto Rio Novo, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Ecoporanga, Irupi, Ibiraçu, Mimoso do Sul, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, São José do Calçado, São Gabriel da Palha, Sooretama, Vargem Alta e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alegre, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Cariacica, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Itapemirim, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Apiacá, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Ibatiba, Iconha, Iúna, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Montanha, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, Santa Maria de Jetibá e Vila Pavão.

Colatina.

Na soma total de casos testados positivos em Colatina chegou a 3.322, sendo que destes 1.122 já estão recuperados e 1.988 estão sendo tratados em casa da Covid-19. Infectados que vieram a óbito foram 75. Neste sábado (26), 13 novos infectados foram contabilizados no município.

Foto captada nas redes sociais.

Mais Notícias

Deixe um comentário