Santa Casa de Colatina inaugura 10 leitos de UTI e 30 de clínica médica

Uma semana importante para a saúde do município de Colatina. Nesta segunda-feira (27), ocorreu a inauguração de 10 leitos de UTI e 30 leitos de clínica médica. A solenidade contou com a presença de autoridades do legislativo municipal, Renan Bragatto e Juarez Fadini que já ocupou o cargo de diretor da instituição, além do vereador Jarjura que tem laços afetivos com a Santa Casa de Colatina pela relação de amizade e política que tinha com seu fundador o ex-prefeito Dr. Dilo Binda.

A diretora geral da Instituição, Débora Gatti reuniu a direção técnica para a inauguração. Também estavam presentes os conselheiros da Santa Casa de Misericórdia. Quem se fez presente foi o Deputado Federal Da Vitória, que foi o articulador junto ao governo estadual, para a captação dos recursos e articulação política para que o projeto pudesse se concretizar. 

A mentora da ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Colatina, diretora geral Débora Gatti disse na solenidade: “Com grande satisfação e gratidão que hoje, entregamos à população Colatinense e Região Central de Saúde, 10 leitos de UTI Adulto e 30 leitos de Clínica Médica. Um projeto tão sonhado que conseguimos concretizar com o apoio e confiança do Deputado Federal Da Vitória em nossa gestão e projetos, foi um elo de extrema importância nas negociações para a parceria com o Governo do Estado, e hoje, a Santa Casa de Misericórdia faz parte da rede assistência estadual em saúde, caracterizando um grande avanço para toda a região. Este projeto foi realizado com muito carinho e humanização para que todos que dependem do SUS possam ter um atendimento de saúde em excelência”. Relata Débora.

O Trabalho     

O Hospital Santa Casa de Colatina vem buscando ao longo dos anos aumentar seu potencial no atendimento hospitalar, de maneira a agregar novos serviços e se tornar referência para Região Central de Saúde do Estado do Espírito Santo.

No início de 2020, o Hospital iniciou um processo de transformação, concretizando como referência em maternidade de risco habitual para a Região Central, fato esse, que a atual gestão aperfeiçoou e qualificou o espaço físico, que sempre dispôs, no entanto, o mesmo não atendia às condições sanitárias de funcionamento do ambiente hospitalar, havendo necessidade de reformas estruturais para adequar a oferta assistencial.

Ainda, iniciou-se o diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), apresentando um projeto para implantação de leitos de clínica médica na Instituição, visando apoiar o Estado, devido a superlotação do Hospital Estadual Sílvio Avidos.

Diante da atual Pandemia, tornou o projeto emergencial, em que a SESA manifestou o interesse de implantar leitos de UTI afim de integrar com a assistência em clínica médica.

As adequações estruturais iniciaram a partir de auxilio emergencial disponibilizado ao Hospital, através do Governo Federal e a aquisição de equipamentos se deu por parte da Instituição e apoio do Deputado Da Vitória.

Ressalta-se que a reforma da maternidade, ampliação da clínica médica, e construção do leitos de UTI, aumentará a capacidade instalada de 61 para 92 leitos, promovendo um aumento de aproximadamente 70% no número de atendimentos na Região Central de Saúde do Espírito Santo, em busca de garantir excelência na prestação dos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido