Conheça o novo decreto municipal que entra em vigor nesta quarta-feira (29)

O Prefeito de Colatina Sergio Meneguelli estabeleceu novo decreto municipal nesta terça-feira (28), as medidas já eram esperadas, pois as restrições adotadas nas últimas semanas não surtiram muito efeito em nível de isolamento social, mesmo o prefeito defendendo a tese de que as atitudes tomadas nos últimos decretos foram importantes para conter a aglomeração de pessoas em lugares que não são considerados seguros em relação a possibilidade do contágio do novo coronavírus.

Um ponto importante no novo decreto será a volta do funcionamento dos supermercados e mercearias tanto no centro de Colatina como nas comunidades, o último decreto proibia o funcionamento de vários setores atacadistas, nas comunidades e no centro da cidade. A nova deliberação ocorreu após uma reunião junto ao gabinete de crise, onde chegaram a conclusão que, durante a semana a diferença dos números de isolamento não eram tão menores do que os números referentes aos sábados. Enquanto na sexta-feira (24) o isolamento ficou em torno de 37%, no sábado (25), o isolamento social marcou 42%.

Outra atitude tomada pela administração pública foi o retorno do sistema Delivery nos dias de não funcionamento das lojas, já que o atendimento comercial em dias alternados permanece nas cidades que compõem o risco alto de contágio do novo coronavírus. “Não será permitido que as portas fiquem abertas, que tenha funcionários e que seja retirado o produto na porta do estabelecimento”. relata o Prefeito Sérgio Meneguelli.  

Meneguelli, fez um apelo aos pais, para que não permitam que seus filhos, jovens, façam encontros e festinhas em residências. É a segunda vez que o prefeito faz esse apelo à população, pois o índice de festas residências, segundo as informações obtidas pelo disque Covid-19 no município cresceu nas últimas semanas.

Já sobre a Feira Livre de Colatina, está sendo estudado a possibilidade para que as barracas de alimentação, possam voltar a operar, mas sem consumo no local. Esta atitude proporciona o comerciante a vender seu produto, mas ao mesmo tempo evita o proximidade entre as pessoas.

Mesmo dizendo que o comércio já sofreu demais com as medidas adotadas, o prefeito manteve as restrições de dias alternados, como está previsto no decreto estadual para cidades que compõem o Alto Risco.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido