Covid-19: conheça as novas liberações que terão início em 1º de Setembro

A partir do dia 1º de setembro, atividades culturais e eventos corporativos estarão liberados no Espírito Santo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (14) pelo governador Renato Casagrande, durante um pronunciamento feitos por meio das redes sociais.

O governador, no entanto, ressaltou que todos eles deverão respeitar protocolos de segurança para reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus. “Compreendendo que é uma retomada gradual e responsável, com parâmetros claros e associados ao avanço da pandemia — se a pandemia avançar, reduz atividades —, e naturalmente debatida com cada segmento”, disse Casagrande. 

Entre os eventos que poderão ser retomados a partir do mês que vem, estão os acadêmicos, técnicos e científicos, como palestras, seminários e congressos. “Lógico que com os protocolos que a nossa equipe está discutindo com esses setores: número máximo de pessoas por metro quadrado, de distanciamento entre as pessoas. o protocolo será discutido, debatido e apresentado para todos que vão querer organizar eventos como esses”, frisou o governador.

Também será autorizada, a partir de 1º de setembro, a reabertura de galerias, centros culturais, bibliotecas e acervos. Todos esses espaços, segundo Casagrande, também terão de adotar uma série de procedimentos, que ainda estão sendo definidos pelo governo do Estado, mas que levarão em consideração a não aglomeração, o distanciamento, o uso de máscaras e a adoção de medidas de higiene. Já o funcionamento de museus no estado está liberado desde o início deste mês.

O governo do Estado também vai permitir, a partir de setembro, o uso de teatros, auditórios e salas de apresentação, porém sem público. “Um grupo quer fazer uma live e quer usar a estrutura de um teatro, de um auditório ou de uma sala de apresentação, vai poder utilizar para fazer a transmissão online dessa apresentação”, explicou o governador.

“Também vamos permitir, a partir de 1º de setembro, gravações, lives, produção de espetáculo, ensaio, preparação de teatro, dança e música, desde que seja com distanciamento, não aglomeração e com os cuidados necessários. O espaço de cursos livres, como oficinas, formação social e cultural, também estarão permitidos a partir do dia 1º de setembro. São atividades que nós estamos permitindo porque nós podemos controlar o distanciamento, a não aglomeração e ter os protocolos necessários”, completou Casagrande.

Nova matriz

Ainda segundo o governador, uma nova matriz de risco será divulgada neste sábado (15) pelo governo do Estado. 

“Aqui no Espírito Santo nós vencemos essa batalha por leitos, mas nós não vencemos a pandemia ainda. Passamos pelo pior momento, onde chegou a morrer, em média, 40 pessoas por dia. O número de pessoas que perde a vida por dia é muito alto, então temos ainda uma tarefa pela frente e é isso que tem que mobilizar a sociedade capixaba. Amanhã será anunciada uma nova matriz, que classifica os municípios em risco baixo, moderado e alto. Não precisamos chegar ao risco extremo, graças a Deus e ao atendimento hospitalar que a gente conseguiu fazer”, disse o governador. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido