Governo Casagrande lança Trilha da Economia Criativa

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (09), as inscrições dos cursos gratuitos on-line da “Trilha da Economia Criativa”, com objetivo de capacitar novos e atuantes empreendedores do setor. Durante a solenidade virtual, transmitida ao vivo pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande destacou a importância da economia criativa e relembrou as ações do Estado voltadas ao setor cultural durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“É bom que a gente possa retomar as atividades ligadas à cultura, mesmo que seja por vídeo. Nesse momento de pandemia fizemos editais emergenciais para ajudar na sobrevivência de diversos profissionais que atuam e vivem das atividades culturais. Demos sequência ao ES+Criativo, mas a cultura necessita de mais. Por isso estamos realizando esta atividade de hoje. A economia criativa está ancorada em pilares fundamentais para que a cultura seja respeitada na sociedade brasileira e capixaba”, afirmou o governador.

Casagrande prosseguiu: “Temos um projeto nacional em que a cultura seja valorizada e que seja um pilar da formação do povo brasileiro e de sua personalidade. A cultura não pode ser abandonada. Se nós quisermos de fato que o País avance construindo sua personalidade, precisamos avançar na cultura. Quando realizamos trabalhos como este, damos sinais claros que a cultura está interligada à evolução tecnológica. É necessário investir em formação para que os profissionais possam ter mais oportunidade, gerar renda e de retornarmos aos poucos os eventos.”

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, aproveitou a oportunidade para apresentar uma atualização do Programa ES+Criativo, falando sobre os próximos passos do programa, como o Hub Criativo, um futuro espaço físico voltado para a Economia Criativa e outros projetos. “O ES +Criativo é um programa compartilhado que gera todo um elo no setor produtivo. A economia criativa é mais que uma tendência de mercado, é uma iniciativa que aponta para o respeito, a diversidade e a inovação. É chave de recuperação da economia e a Trilha dá esse suporte, por meio dos cursos”, apontou.

Elaborada pela Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a sua programação apresenta pontos básicos sobre a elaboração e a gestão de projetos, os meios audiovisuais e socioeducativos e até o aperfeiçoamento dos métodos de divulgação mais usados neste tipo de mercado.  Esse conteúdo será apresentado por meio de aulas em formato de live, realizado na plataforma virtual de EaD (Ensino a Distância) da plataforma Moodle durante os meses de setembro até novembro.

Sobre os cursos

O primeiro ciclo da Trilha, elaborado por profissionais especializados no setor, é dividido em seis cursos com 40 vagas cada, com carga horária de 20 ou 60 horas de duração. Os inscritos precisam ter apenas acesso à internet para disponibilização do material de apoio ao longo do curso. As inscrições vão até 14 de setembro no site da Esesp ou clicando aqui.

A série de oficinas da Trilha da Economia Criativa é uma das ações do programa ES + Criativo, do Governo do Estado, por meio da Secult e outras 13 instituições, e que vem formando parcerias para fomentar políticas públicas na área de economia criativa em âmbito Estadual e Municipal. A intenção é valorizar a criatividade, o capital intelectual e o valor simbólico-cultural do Espírito Santo. O segmento criativo, além de abranger setores como o mercado da música, da gastronomia, do artesanato e até mesmo da tecnologia da informação, também amplia uma rede de produtos e serviços gerando renda e oportunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido