Agência do INSS em Colatina não inicia atendimento ao público

Para o colatinense que pensou que hoje, 14 de setembro, poderia contar com os serviços prestados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), como foi divulgado nos últimos dias, se enganou. Não houve atendimento ao público na sede localizada na rua Aroldo Antolini, no bairro Esplanada, Colatina. As pessoas que foram buscar atendimento e informações tiveram a resposta de que não tinha expediente, aviso dado por um servidor da área de segurança.

O desencontro de informação junto ao assegurado foi grande, pois durante a última semana houve o anúncio de que a partir desta segunda-feira (14), as atividades voltariam gradativamente, através de agendamento. Nesse período, não iria ter contemplação de perícia médica, somente atendimentos ligados à avaliação social.

Mas para qualquer destes  serviços, o segurado deveria realizar o agendamento pelo Meu INSS (site ou app), ou pelo telefone 135. Segurado sem agendamento não seria atendido nas agências, mas pelo que foi observado, nem sequer os agendados foram atendidos. 

O MOTIVO

Após médicos peritos decidirem não retomar as atividades presenciais nesta segunda-feira (14), o INSS Instituto Nacional do Seguro Social) decidiu suspender as perícias agendadas até que sejam realizadas inspeções que comprovem a adequação dos consultórios das agências para o atendimento ao público.

“O segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135”, informou, em nota, o INSS.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) informou que a categoria decidiu não retomar as atividades presenciais após apenas 12 das mais de 800 agências com serviço de perícia terem sido aprovadas em vistorias realizadas pela entidade.

“Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamentos de Proteção Individual] até o presente, dentre diversos outros problemas”, afirmou a associação. “Abrir apenas estas agências e manter fechadas as demais é inviável do ponto de vista gerencial e operacional e causaria potencial caos nas cidades devido a riscos de sobrecarga de demanda”, acrescentou.

O INSS informou que, a partir desta segunda-feira, as inspeções nas agências serão feitas em conjunto com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. “Comprovando-se a adequação dos consultórios, a perícia retomará o atendimento nessas unidades”, destacou.

ESFALA/Informação parcial/O Globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido