Entenda o que faz as temperaturas estarem tão altas em Colatina e região

   

A semana do colatinense tem sido de sol intenso e de forte calor na região. E é melhor reforçar o protetor solar e tomar bastante água, por que a tendência, segundo o instituto de meteorologia, é que a temperatura suba mais um pouco ainda no Estado nos próximos dias.

O calor não é uma realidade de Colatina e região ut até o sul do estado, com a cidade de Cachoeiro de Itapemirim, que já teve o dia mais quente do ano no Estado. Outras cidades também vêm registrando nos últimos dias recordes de temperaturas.

Mas o que tem provocado tanto calor. Segundo o serviço de meteorologia isto tem ocorrido por conta de grandes massas de ar seco segue pelo centro do país. Essas massas c são chamadas de bloqueio atmosférico e atuam como uma barreira, impedindo os avanços de frentes frias ou algum outro sistema que consiga levar chuva para a região.

Neste ano de 2020 o bloqueio está mais forte porque a temperatura na superfície do mar está mais alta do que o normal, o que faz que as frentes frias desviem para o alto mar.

Outro fator que colabora para o calor intenso, é que uma corrente de ar, conhecida como jato polar, não passou tanto pelo brasil e vai se concentrando cada vez mais no Brasil e Argentina.

TEMPO E TEMPERATURA 

Em Colatina a temperatura nesta sexta-feira (2), pode chegar a 37º, com a sensação térmica de 40º. A temperatura  mínima será de 22º. As chances de precipitação é de apenas 10%. 

EFEITO RIO DOCE  

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a explicação está na geografia da cidade e no símbolo maior do município o Rio Doce.

Isso acontece porque a cidade está localizada em um vale e, em dias mais quentes, ocorre a evaporação do leito do rio, que corta o município, e esse vapor fica concentrado na região. Isso aumenta a sensação de abafamento e aquecimento do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido