Trabalhador de pedreira morre preso entre duas rochas em Baixo Guandu

Um acidente comoveu a cidade de Baixo Guandu esta semana. Um homem morreu no interior do município em um acidente em uma pedreira. De acordo com a Polícia Militar, Alcimar Schimith Tesch, de 26 anos, morreu entre duas pedras de granito.

Segundo as informações, a vítima teria entrado no vão entre as pedras para pegar uma ferramenta (cunha), Quando ocorreu o deslocamento de uma das pedras. A morte foi instantânea por esmagamento dos órgãos vitais.

Segundo funcionários, tudo ocorreu muito rápido e devido o peso da estrutura nada pode ser feito. O acidente ocorreu esta semana, Por volta das 15 horas e 30 minutos.  

A cada 45 minutos uma pessoa sofre um acidente de trabalho no Espírito Santo

Acidentes durante o período de trabalho ocorrem todo o tempo, na verdade, de segundos em segundos, prova disso são os dados do Ministério do Trabalho, que mostram que o Brasil é hoje o país onde a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3h38min um trabalhador perde a vida pela falta de prevenção à saúde e à segurança.

Segundo a Lei nº 8.213/91, acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

De acordo com Dados do Ideies, são 10.422 acidentes de trabalho registrados no Espírito Santo em 2017, data do último levantamento no estado.

Números contabilizados a cada seis anos:

Dados disponíveis no Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho mostram que entre 2012 e 2017 foram registrados 69.939 acidentes de trabalho no Espírito Santo, o que corresponde a 1,8% dos 3.879.755 acidentes em todo o país no mesmo período.

A proporção de óbitos decorrentes dos acidentes de trabalho no Estado é maior, somando 462 mortes entre 2012 e 2017 e chegando a 3,2% do total de óbitos no Brasil (14.412). Na média do período, o estado registrou um acidente de trabalho a cada 45 minutos, e um óbito a cada 4 dias e 17 horas.

Estudos indicam que mais de 90% dos acidentes poderiam ser evitados se fossem seguidas as medidas das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho. De acordo com o cirurgião de mão Leonardo Pancini, os acidentes acontecem no inicio do turno ou próximo ao fim. “É o momento que funcionário está mais disperso. Por isso, é preciso manter sempre atenção, evitar longas jornadas de trabalho, porque o cansaço físico pode causar os acidentes. Deve-se, principalmente, usar sempre os equipamentos de proteção individual, o que é muitas vezes negligenciado pelo trabalhador ou pela empresa que contrata esse trabalhador”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido