Conheça o perfil dos candidatos (as) a prefeito de Colatina

Com as mesmas características de 2016, onde Colatina teve oito candidatos a prefeito, a cidade seguiu a tendência e em 2020 alcançou o número de dez postulantes à cadeira mais importante do município. Das dez candidaturas que foram lançadas, a maioria é formada por chapas “puro-sangue”, que possuem candidatos a prefeito e a vice da mesma sigla.

CONHEÇA O PERFIL DOS CANDIDATOS (AS)

Candidato a prefeito de Colatina Barbosinha (PTB)


Foto captada nas redes sociais

O candidato Nilton Antonio Barbosa, conhecido como Barbosinha, é empresário e tenta pela primeira vez chegar ao comando do executivo colatinense.

Aos 62 anos, ele atua no setor de transporte. Atualmente, ocupa o cargo de presidente do Sindicato dos Transportes Autônomos de Cargas do Noroeste do Espírito Santo e vice-presidente da Federação dos Transportes Autônomos de Cargas do Espírito Santo.

O candidato concorre sem apoio de outro partido. João Capoteiro é o seu vice.

Candidato a prefeito de Colatina Elodilson Sabadini (Solidariedade)

Foto captada nas redes sociais


O candidato Elodilson Sabadini, 56 anos, é graduado em ciências contábeis. Sabadini tenta pela primeira vez chegar ao comando da cidade de Colatina.

O candidato é contador há mais de 30 anos e representou a categoria como presidente do Clube dos Profissionais de Contabilidade de Colatina

Elodilson foi professor de contabilidade da Faculdade Castelo Branco, por 20 anos, sendo diretor financeiro da faculdade.

Durante a pré-campanha de 2020, Sabadini chegou a firmar uma parceria para ser vice na chapa de Renan Bragatto (PSB). Com o recuo de Bragatto e a ida do PSB para a chapa de Maricelis (Cidadania), Elodilson lançou-se sozinho, sem o apoio de outros partidos. O seu vice é Wellington Linhares.

Candidato a prefeito de Colatina Genivaldo Lievore (PT)


Foto captada nas redes sociais

Para tentar voltar ao comando de Colatina, o PT definiu o nome do ex-deputado estadual Genivaldo Lievore para disputar o pleito. A legenda esteve a frente da PMC de 2009 a 2016, com Leonardo Deptulski.

Lievore é bancário aposentado, tem 61 anos,  e é graduado em Administração de Empresas. Atualmente é sócio e gestor de uma empresa do ramo imobiliário. Genivaldo já foi diretor do Sindicato dos Bancários do Estado do Espírito Santo.

Ele iniciou sua militância nas comunidades da Igreja Católica, em que segue com atuação. Foi administrador da Diocese de Colatina. Presidente do Diretório Municipal do PT. Ele conta com mais de 35 anos de filiação ao Partido dos Trabalhadores, já tendo dirigido o diretório estadual da sigla. A primeira eleição que concorreu foi para prefeito de Colatina, em 1982.

O candidato exerceu quatro mandatos de vereador na cidade, presidiu a câmara municipal de Colatina duas vezes e exerceu um mandato de deputado estadual entre 2011 e 2014. Ele tentou e não conseguiu a reeleição para a Assembleia Legislativa.

Em 2016, quando o partido ainda governava a cidade, Lievore chegou a ser aprovado na convenção para concorrer ao executivo, no entanto, o partido recuou e não lançou candidatura própria.

Em 2020, a chapa do PT com uma formação puro-sangue. O vice é João Antônio Guedes, do mesmo partido.

Candidato a prefeito de Colatina Gesse (DC)


Foto captada nas redes sociais

O candidato Gesse Pereira de Andrade, de 54 anos, é profissional autônomo e tem ensino fundamental completo. Ele tenta pela segunda vez consecutiva chegar ao comando de Colatina. em 2016, Gesse ficou na sexta colocação da corrida eleitoral, entre oito candidatos que disputaram o pleito.

Além da disputa de 2016, Gesse já tentou por duas vezes se eleger vereador e outras duas deputado estadual, mas não obteve sucesso em nenhuma delas.

O Democracia Cristã (DC), escolheu inácio da Silva para ser o vice da chapa.

Candidato a prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (PSC)


Foto captada nas redes sociais

Uma das principais lideranças de Colatina Guerino Balestrassi, foi prefeito em duas gestões, de 2001 a 2008. Desde então, esta é a primeira vez que tenta voltar ao comando do executivo colatinense.

Aos 61 anos, Balestrassi é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pós-graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina. O ex-prefeito é dono de uma empresa familiar na área de metal mecânica.

Durante seu período na administração municipal foi presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), entre 2005 e 2009.

Após sair do executivo municipal, Guerino foi Secretário de Estado de Economia e Planejamento em 2010 e Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia de 2015 a 2016. Recentemente, Guerino ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade de Aracruz. Ele saiu do cargo para tentar voltar ao comando de Colatina.

Entre os apoiadores, Guerino conta com um importante grupo político de Colatina. A candidatura dele recebeu o apoio do empresário Pergentino Júnior, que está a frente da Unesc e Hospital São José. Pergentino é pai do Deputado Renzo Vasconcelos, que também aderiu o nome de Guerino. Foi do grupo de Pergentino e Renzo a escolha do vice da chapa. A opção foi pelo médico Rogério Resende (PDT).

Candidato a Prefeito Luciano Merlo (Patriota) 


Foto captada nas redes socias

Luciano Carlos Merlo, 51 anos, é graduado em Ciências Contábeis, Administração de Empresa e Mestre em Ciências das Educação. Ele atua como professor e diretor da Faculdade Castelo Branco.

Esta é a segunda vez consecutiva que Luciano tenta chegar ao comando do executivo colatinenses. Em 2016, sua primeira aparição política, ele obteve 14.125 votos que garantiram a terceira colocação, 21,69%. Animado pelo desempenho de 2016, Luciano tentou o cargo de deputado estadual em 2018. Ele obteve 8.338 votos e não foi eleito.

Luciano Merlo é declaradamente de direita, conservador e bolsonarista. Ele é próximo ao ex-deputado federal Carlos Manato, que disputou o governo do estado. Luciano também conta com o apoio dos deputados estaduais Danilo Bahiense, Torino Marques (PSL), Rafael Favato ( Pariota) e Capitão Assumção ( Patriota).

Em suas redes sociais, Merlo ostenta vídeos com todos esses apoiadores. “Luciano Merlo assim como eu somos da pauta conservadora, pauta da família, Jair Messias Bolsonaro, tem nosso total apoio”. Afirma Torino em um vídeo que aparece ao lado de Merlo e manifestando o seu apoio a candidatura de Merlo.

Além do Patriota, a chapa de Merlo é composta por Republicanos, MDB e PSDB. Republicanos é o atual partido do prefeito Sérgio Meneguelli. Apesar da sigla, Meneguelli não apoia a candidatura de Lucianos Merlo, o prefeito está neutro na disputa local.

O Empresário e Produtor Rural Arlindo Ribeiro Soares é o vice.

Candidato a prefeito de Colatina Marcos Davila (PMN). 

Foto captada nas redes sociais


Marcos Davila, de 55 anos, é pastor evangélico e empresário no ramo de construção civil. Ele é graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional ( Uninter).

É filho de Maria Luiza D’ávila, que foi vereadora em Colatina. Natural de Barra de São Francisco, Marcos se mudou ainda criança para Colatina. Atualmente, é pastor e presidente de uma igreja evangélica, situado no bairro São Silvano, no local, realiza um trabalho com dependentes químicos.

Antes da construção civil, Marcos trabalhou como Agrimensor e topógrafo. Atuou ainda no setor do comércio e indústria. O advogado e professor Marcos Lopes é seu vice 


Candidato a prefeito de Colatina Marcos de Oliveira (PSOL)


Foto captada nas redes sociais

O candidato Marcos de Oliveira, de 54 anos, é funcionário Público Federal, servidor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ele atua no Campus de Itapina.

Marcos é formado em Ciências Contábeis e Gestão Pública. Além disso, é pós-graduado em Gestão de Segurança Pública e Segurança de Trânsito.

Ele já atuou como Dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica  da Rede Federal de Ensino (SINASEFE). Na política, Marcos tentou se eleger vereador em 2008 e 2016, mas não conseguiu sucesso em nenhum desses pleitos.

O PSOL lançou Paulina Soares como vice na chapa de Marcos.

Candidata a prefeita de Colatina Maricelis (Cidadania)


Foto captada nas redes sociais

Maricelis Caetano, de 53 anos, é formada em pedagogia. A candidata possui quatro especializações no segmento educacional. Servidora da área da educação, por 33 anos, foi professora, coordenadora, inspetora e diretora escolar. Em 2009, assumiu o cargo de Superintendente Regional da Educação, posição que exerceu por 10 anos. Em fevereiro de 2020 se aposentou e foi convidada a assumir a Diretoria Pedagógica da Apae Colatina.

Apesar de destaque como superintendente de educação, a escolha da candidata surpreendeu algumas figuras local. Estreante nas urnas, Maricelis é uma aposta do deputado federal Da Vitória, uma das principais lideranças políticas do Estado. Ela é filiada ao Cidadania, partido do deputado.

Com seu poder de articulação, Dá Vitória, que é aliado do Palácio Anchieta e líder de bancada na Câmara Federal, conseguiu trazer outros partidos para apoiar a candidatura da professora. Entre eles, o PSB do atual Secretário de Agricultura do Estado Paulo Foletto, que é outra grande liderança política no município.

Além de Cidadania e PSB, fazem parte da coligação, o PSL, o Avante e o Podemos. Maricelis lançou como vice o Empresário Léo Caetano, mais conhecido como Léo Produções do PSL.

Candidata a prefeita de Colatina Renata Nunes (PL)


Foto captada nas redes sociais

Renata Nunes. 45 anos, é comerciante e tem ensino médio completo. Em busca do voto feminino, ela quer ser a primeira mulher a governar Colatina. Renata é candidata pelo partido do Ex-senador Magno Malta, que preside o PL no Estado.

A candidata participa pela primeira vez das eleições municipais. Nas eleições de 2018, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados e não foi eleita. Renata Terminou o pleito com 483 votos. Na época, ela usou “Pastora Renata Nunes” como nome de urna.

Sem coligação, o PL confirmou o nome de Brendon de Oliveira como vice na chapa de Renata. O partido aposta nela para chegar aos jovens de Colatina. 

ES-FALA/Informação A Gazeta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido