Previsão de muita chuva preocupa moradores de Colatina

Na Tarde desta terça-feira (20) a preocupação tomou conta dos moradores de Colatina, após em um telejornal, anunciar que para o próximo domingo (25) a previsão de que ocorra em torno de 70 mm de chuva na cidade. A notícia se disseminou pelas redes sociais e grupos de Apps. As pessoas demonstraram suas preocupações principalmente com as diversas áreas de risco.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil de Colatina Alex Guerra, o perigo do acumulado de chuva dependerá do tempo que ela ocorrer. Segundo Guerra, a Defesa Civil segue um plano de contingência, ou seja, um planejamento preventivo e alternativo para a atuação durante um evento que possa afetar a normalidade.

PLANO DE PREVENÇÃO DE DESASTRES DA DEFESA CIVIL


Assim, se ocorrer a precipitação de 70 mm de chuva em 1 hora, a defesa civil colatinense deverá estar em alerta total, mas  se a mesma quantidade de chuva ocorrer em 24 horas a equipe classifica a precipitação como normal. 

Mas independentemente da quantidade de chuva para o próximo domingo (25), a realidade é que de acordo com o Instituto Climatempo, no decorrer da segunda quinzena de outubro, a combinação da circulação dos ventos de diversos níveis da atmosfera, com a presença de ar úmido e quente vai estimular a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a região Sudeste com potencial de grandes volumes de chuvas acumuladas.

Segundo o prognóstico, a última semana do mês será de muita chuva. A chegada de uma frente fria já no próximo domingo (25), causará a formação de uma grande área de baixa pressão, e permanecerá com praticamente o mesmo volume de chuva até do dia 30 de outubro de 2020.

Para esta quarta-feira (21), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), emitiu alerta para 61 cidades das 78 do Espírito Santo. Entre elas estão as cidades de Colatina e região.

CIDADES QUE RECEBERAM ALERTA DO INPE PRÓXIMAS A COLATINA

– Colatina

– Baixo Guandu

– Governador Lindenberg

– Itaguaçu

– João Neiva

– Linhares

– Marilândia

– Pancas

– Santa Teresa

– São Roque do Canaã

PLANTÃO DEFESA CIVIL  

O número do plantão da Defesa Civil de Colatina é (27) 9988 30305. Uma outra forma e muito eficaz da população estar sendo alertada do perigo durante as tempestades é se cadastrar no Alerta Defesa Civil enviando mensagem de SMS com CEP da localidade em que reside para o 40199 e cadastrar-se. O serviço é gratuito e toda vez que a sua residência estiver correndo algum risco devido a chuva forte, inundação, deslizamento, vendaval e granizo a Defesa Civil envia um alerta através de seu celular. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido