Eleições 2020: Conheça o perfil do candidato a prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi

O leitor do Portal de Notícias ES-FALA terá um contato maior com os candidatos a prefeito de Colatina. Inicialmente o Portal preparou uma série de matérias que serão publicadas e, posteriormente, entrevistas com os mesmos, em que cada um conta um pouco da sua história e, é claro, responde a pergunta: Por que quer ser prefeito (a) de Colatina?

A redação do site enviou perguntas para candidatos ou representantes de candidatos. A ordem de publicação está relacionada a ordem do envio da resposta por parte de seus assessores ou dos próprios candidatos.

Candidato a prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (PSC) 

Uma das principais lideranças de Colatina Guerino Balestrassi, foi prefeito em duas gestões, de 2001 a 2008. Desde então, esta é a primeira vez que tenta voltar ao comando do executivo colatinense.

Aos 61 anos, Balestrassi é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pós-graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina. O ex-prefeito é dono de uma empresa familiar na área de metal mecânica.

Durante seu período na administração municipal foi presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), entre 2005 e 2009.

Após sair do executivo municipal, Guerino foi Secretário de Estado de Economia e Planejamento em 2010 e Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia de 2015 a 2016. Recentemente, Guerino ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade de Aracruz. Ele saiu do cargo para tentar voltar ao comando de Colatina.

A opção foi pelo médico Rogério Resende (PDT).

POR QUE EU QUERO SER PREFEITO DE COLATINA 

Porque não podemos deixar morrer os nossos melhores sonhos. E um dos grandes sonhos de minha vida foi administrar esta cidade que eu tanto amo. O sonho de atuar na produção do bem-estar de minha coletividade, de contribuir para que a esperança e a prosperidade continuem a ser fortes marcas de nossa sociedade. Quando me candidatei a prefeito pela primeira vez, bons amigos me advertiram acerca da minha inexperiência política e de gestor. Mas eu sempre fiz política, eu sempre participei, até para não fazer parte do coro dos que apenas reclamam. Tive uma atitude propositiva e venci as eleições. As minhas gestões tiveram reconhecido sucesso, porque eu levei para a Administração Pública Municipal a mesma dedicação, carinho e empenho com que sempre cuidei da minha empresa, dos meus negócios. A prova de que deu certo é que concluí minha missão de gestor público com mais de 90% de aprovação.

A motivação de voltar a gerir Colatina nunca morreu em mim. Boa parte do meu destino e da minha formação me foram dados por esta cidade que eu tanto amo. Lá no fundo do coração, a vontade foi a de sempre estar aqui. Mas a vida nos propõe desafios e nos apresenta oportunidades que não nos permitem recuar. Porém a vontade de retomar a contribuição para o desenvolvimento de Colatina, para o bem-estar de nossa comunidade, esteve comigo em todas as atividades que desempenhei e nos endereços por onde andei. Agora a motivação retorna amadurecida, tanto pelas experiências de gestão vivenciadas localmente, quanto pelas experiências adquiridas ao longo da caminhada, como na presidência do Bandes ou na secretaria de Ciência e Tecnologia do estado. Estou com brilho nos olhos! Sinto-me muito bem recebido, e com a bênção de Deus e o apoio popular voltaremos a administrar esta nossa bela cidade. 

As maiores exigências para a gestão pública são as de dedicação e de competência, porque uma delas não vai a lugar algum sem a outra. Quero destacar que é meu desejo e meu compromisso a busca incessante e planejada de um novo tempo de desenvolvimento para Colatina: com base na infraestrutura que a cidade recebeu nas minhas gestões e nas seguintes, agora podemos avançar ainda mais. Vamos trazer para Colatina mais empresas, mais emprego e renda, porém tudo isso de forma planejada, de maneira que a Educação, a Segurança, o Meio Ambiente e a Saúde suportem a nova pauta de prosperidade. Vamos nos empenhar neste propósito. Vamos trabalhar em articulação com os governos Estadual e Federal, vamos colocar foco nas afinidades, porque somos todos irmãos. Isto está acima de toda e qualquer disputa eleitoral. Vamos vencer a crise provocada pela pandemia e dela sairemos ainda mais fortes!

Se o povo colatinense me prestigiar com novo mandato, nesta caminhada em que tenho sido recebido com tanto carinho e reconhecimento dos munícipes, a minha atuação será pela busca incansável de maior projeção para Colatina. Em consequência, teremos de redesenhar nosso caminho de desenvolvimento, estabelecendo a vocação da cidade para atrair investidores e empresas. O planejamento é primordial ao desenvolvimento. Para que empresas nos vejam, e queiram se situar aqui, é primordial que a casa esteja bem arrumada. Esse é um diferencial que Colatina já tem bastante consolidado. É claro que sempre podemos melhorar mais e mais em todos os setores. É claro que precisaremos de inaugurar programas especificamente voltados para a juventude, que numa velocidade estonteante aprendeu e aprende a cada momento a lidar com a vida digitalizada. Temos de nos integrar e de dar suporte às perspectivas dos jovens, no tocante à formação, trabalho, atividades culturais e ouvir deles sua visão de mundo. Vivemos uma realidade complexa, em que novas e usuais demandas requerem atuação muito bem planejada do gestor público. Colatina é o nosso lar! E eu preciso do apoio de cada família de nossa cidade. Assim como preciso, sobretudo, da proteção de Deus, sempre, o Senhor de toda a razão humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido