Entenda por que Colatina não tem segundo turno

Diferentemente das eleições que definem Presidente da República e Governador do Estado, o colatinense não precisará voltar às urnas neste domingo (29), como em algumas cidades do Estado que tem o chamado segundo turno. Mas por que a cidade de Colatina com mais de 90 mil eleitores não tem segundo turno?

Quando se trata de uma eleição municipal, caso nenhum candidato obtenha a maioria absoluta dos votos válidos na disputa para o Executivo, o art 29 da Constituição Federal de 1988 assegura a possibilidade de o pleito ser decidido no segundo turno apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores.

No Estado do Espírito Santo, apenas as quatro maiores cidades da Grande Vitória se enquadram no critério estabelecido. Desta forma municípios com Colatina que possuem menos do exigido não precisam voltar às urnas duas semanas após o primeiro turno.

Mas o segundo turno têm importâncias relevantes, pois é possível com ele aprimorar e aprofundar os debates eleitorais. Além disso, ele prevê, principalmente quando a disputa é muito apertada, a possibilidade do segundo colocado conseguir uma vantagem.

Segundo especialistas, uma eleição que conta com muitos candidatos, como ocorreu nas últimas duas campanhas para prefeito em Colatina, os votos podem ser muito fracionados. Por isso, segundo turno aumenta a representatividade para os eleitos. 

Uma resposta

  1. Se Sérgio Meneguelli consegue administrar uma cidade sem roubos e conchavos políticos, por que outros prefeitos não conseguem também?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido