Bustos são derrubados na Praça Sol Poente causando polêmica em Colatina

A derrubada dos monumentos em homenagem aos escritores brasileiros e colatinense perfilados no Corredor Cultural da Praça do Sol Poente deixou muitos colatinenses com sentimento de indignação e causou polêmica no município.

Os bustos de notáveis da língua como Filogônio Barbosa de Aguilar, Ignácio Loyola, Affonso Sant’Anna, Marina Colasanti entre outros tombaram sob a mão pesada do descaso e das máquinas a serviço da prefeitura. 

Ninguém foi poupado. Alguns perderam até a cabeça. As obras são de autoria do renomado escultor Nilson Camisão. Jogadas de qualquer jeito, os pedestais dos bustos ficaram estirados mais de uma semana no meio das obras de remodelagem da velha parada de trens.

A reação do cinegrafista Ignácio Pedruzzi foi publicar na rede social, a calamidade que se abateu sobre os bustos dos escritores e pintor, dilacerados pelas mãos de gente despreparada para lidar com a memória alheia.

“Pegou mal. Indiferente de quem é o prefeito, faltou consideração com os bustos porque são pessoas que estão ali retratadas; Se fosse em país civilizado como o Japão, ia ter até ritual de remoção e guarda das obras. Muito chato isso”, disse Ignácio. 

Tombadas sem qualquer proteção, critério ou acompanhamento do poder público, as obras vão ceder lugar a um ponto de ônibus, na antiga estação ferroviária. Os danos são irreparáveis.

Outro Lado

A Prefeitura Municipal de Colatina informa que não houve em momento algum descaso, muito menos desrespeito aos homenageados no chamado corredor da cultura.

Para a implantação das vias de acesso ao terminal, os bustos foram transferidos de local e como são em peso excessivo, é necessário um veículo especial para transportá-los com todo o cuidado eles foram retirados e estavam no chão aguardando esse translado para o novo local, que já vem ocorrendo no dia de hoje, 14 de dezembro, conforme a foto anexa. Não houve danos.

A foto comprova que um lado já foi feito, e o outro está sendo finalizado neste momento.

ES FALA/informação Jornalista Nilo Tardem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido