Músico que trabalhou em Colatina acusado de matar professor de capoeira é solto após 38 dias de prisão

O músico Tiago Passos Viana, que foi preso preventivamente pela morte do capoeirista Cuarassy Pedro Medeiros Del Nery, de 39 anos, recebeu alvará de soltura expedido pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) nesta semana. De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), ele já foi liberado.

O crime aconteceu na sexta-feira 18 de dezembro de 2020, na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo. Cuarassy foi morto a tiros dentro de uma pousada após ele e Tiago iniciarem uma discussão em via pública.

Tiago, que trabalhou durante anos em Colatina, teve a prisão preventiva decretada no dia 21 de dezembro e estava no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus desde o dia 29 de dezembro.

Na decisão, o juiz Diego Franco Santa’anna explica que determinou o relaxamento da prisão porque, passados 38 dias do crime, as investigações da polícia ainda não foram concluídas.

“Na visão deste órgão jurisdicional não é razoável manter o investigado preso após encerrado consideravelmente o prazo previsto no art. 10 da CPP [Código de Processo Penal], em especial porque a autoridade policial ainda pretende a realização de diligências cuja conclusão possivelmente perdurará por dias”, diz o documento.


A Polícia Civil informou que a investigação não foi concluída porque faltava receber laudos e ouvir testemunhas que moram em outros estados. Esses laudos, segundo a polícia, foram entregues nesta quarta (27).

Além disso, a PC informou que, com o aprofundamento das investigações, duas linhas distintas então em apuração, neste momento: a primeira indica que o investigado pode ter agido em legítima defesa e a segunda indica possível dolo [ação consciente a fim de causar dano].

A Polícia Civil também afirmou que a lei prevê a prorrogação de investigações complexas.

Acusado de assassinato

O caso

Um vídeo registrado por uma testemunha mostra que houve uma discussão entre o capoeirista e o músico antes do crime, mas o registro não deixa claro o motivo da briga.

Em certo momento, é possível ouvir quando Cuarassy pede para que Tiago fique longe dele e o acusa de querer matar uma pessoa dentro de um estabelecimento. Logo depois, a vítima ataca o suspeito com um chute e um soco.

O músico foge para dentro de uma pousada e o capoeirista vai atrás. Assim que a vítima entra no local, é possível escutar três disparos. Cuarassy morreu no local.

Na época, Tiago disse que agiu em legítima defesa porque havia sido agredido pelo capoeirista. Ainda segundo o suspeito, ele estaria armado porque estava recebendo ameaças de um morador. A família de Cuarassy contesta a versão.

ES FALA/Informação Portal SBN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido