Carros e motos guinchados em Colatina nesta sexta-feira (26). “Tive que voltar a pé para casa”. Revela proprietário

Teve início nesta-sexta feira (26) efetivamente a volta do serviço de guinchos em Colatina. Vários proprietários de veículos que estavam com o seu veículo irregular presenciaram sua motocicleta ou seu carro ser guinchado e consequentemente levado para um dos 15 pátios localizados no Estado do Espírito Santo. No caso de Colatina, o pátio que irá guardar os veículos apreendidos fica no bairro XV de Outubro.

No momento que o guincho estava no bairro São Vicente, por volta das 16h30, era visível a quantidade de motocicletas apreendidas e seus respectivos proprietários indo embora a pé ou a espera de alguma carona para seguir o percurso. Outros motociclistas, quando via o guincho, buscavam novas rotas para não serem pegos. 

“Na hora que vi o guincho, dei meia volta, a minha moto estava regularizada, mas estava de chinelos, aí por não saber se esse tipo de infração também causa apreensão, passei pelo bairro Bela Vista, desci o Brotas, até chegar em Vila Lenira”. Afirmou o  proprietário de uma Honda PCX.

“Vim comprar suco de laranja aqui no supermercado e agora vou ter que voltar a pé pra casa”. Revela um morador de Colatina Velha.

As apreensões estão ocorrendo em vários pontos do município, e não adianta tentar fugir das operações policiais, pois em algum momento o veículo irregular será apreendido. As autoridades orientam que sejam legalizados os documentos de motocicletas e automóveis para evitar maiores transtornos e prejuízos. 

 

Procedimento de remoção

Na lavratura da ocorrência, o policial ou agente de trânsito solicitará o serviço à empresa que atende àquela localidade. Ela deverá cumprir as exigências contratuais, tais como comparecer ao local em até 40 minutos, fazer registro fotográfico do veículo no ato da remoção e depois de chegar no depósito. 

Todo o percurso poderá ser acompanhado pelo Detran|ES, por meio do uso de GPS e, além disso, o caminho utilizado deverá ser o mais curto. O contrato garante que o depósito deverá contar com estrutura definida pelo Detran|ES e com vigilância 24 horas, bem como dispõe sobre o seguro do veículo com um valor de até R$ 500 mil.

Período de guarda

Conforme prevê a legislação de trânsito, o veículo ficará guardado no pátio por até 30 dias. A partir do 10º dia o proprietário do veículo será notificado do prazo para retirada do veículo, que deve acontecer até que tenham sido completados 60 dias a contar da remoção. A partir do 31º dia, o veículo sairá do pátio de guarda e será entregue ao Detran|ES, e encaminhado para o Pátio Central, em Campinho da Serra, no município da Serra, onde está localizado a Central de Leilão, para conclusão dos trâmites de leilão, que poderá acontecer a partir do 61º dia, desde a remoção. Esse novo modelo também contribuirá para não haver acúmulo de veículos nos pátios e delegacias do Estado.

Liberação do veículo

Com esse novo formato, o cidadão não precisará se deslocar até o Detran|ES. Ele deverá acessar o site www.detran.es.gov.br para gerar o DUA de pagamento e realizar a liberação do veículo. A contratada deverá atender presencialmente os usuários do serviço público, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas e aos sábados de 09h às 13 horas, exceto feriados oficiais nacionais e estaduais.

Denúncia

Caso o cidadão identifique alguma irregularidade nos serviços prestados, poderá realizar denúncia por meio da Ouvidoria do Estado, pelo 0800 022 11 17 e e-mail: [email protected].

Uma resposta

  1. Espero que não coloquem e abandonem os carros guinchados na rua da APAE , atrapalhando estacionamento e circulação de veículos como transporte escolar entre outros. Nesta rua tem vários órgãos importantes para o atendimento da população e moradores. Os veículos estão abandonados a mais de ano. acumulando água e sujeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido