Polícia Civil e Receita Federal cumprem mandados de prisão em Colatina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Policiais Civis aqui do Espírito Santo junto com a Receita Federal, participam na manhã desta terça-feira da Operação Expresso. São 35 mandados de prisão temporária, 124 mandados de busca e apreensão e mandados de sequestro de bens que estão sendo cumpridos. Alguns mandados estão sendo cumpridos aqui em Colatina. Nomes de envolvidos ainda não foram divulgados.

A operação é resultado de investigações iniciadas há mais de dois anos com o objetivo de desmantelar um grande esquema criminoso de sonegação de impostos e creditação indevida de ICMS na compra e venda de café em grão cru decorrente de comercializações interestaduais.

Conforme apurado, a fraude envolve ainda crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

As empresas, alvos da operação, estão localizadas em 39 municípios de quatro estados. Aqui no Espírito Santo, além de Colatina, os mandados estão sendo cumpridos em Vitória e Vila Velha.

Levantamentos iniciais apontam que os valores devidos aos cofres públicos podem ultrapassar R$700 milhões.

Ação da Polícia Civil e Receita Federal em São Silvano

De acordo com a força-tarefa, atacadistas e corretores de café de Londrina e região possibilitavam a diversas torrefações do Paraná a aquisição do café em grão cru de duas formas. A primeira, destinando o produto com créditos fraudulentos de ICMS advindos de notas fiscais falsas; a segunda, na aquisição do café em operações fraudulentas (dentro do Paraná), em que o recolhimento dos tributos não era feito.

Conforme as investigações, em ambos os casos, a mercadoria era oriunda de Minas Gerais e do Espírito Santo, comercializada por cooperativas e produtores rurais desses estados, sendo as notas fiscais destinadas a empresas de fachada, as chamadas “noteiras”, também localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba notícias exclusivas diariamente no seu celular