Polícia Civil e Receita Federal cumprem mandados de prisão em Colatina

Policiais Civis aqui do Espírito Santo junto com a Receita Federal, participam na manhã desta terça-feira da Operação Expresso. São 35 mandados de prisão temporária, 124 mandados de busca e apreensão e mandados de sequestro de bens que estão sendo cumpridos. Alguns mandados estão sendo cumpridos aqui em Colatina. Nomes de envolvidos ainda não foram divulgados.

A operação é resultado de investigações iniciadas há mais de dois anos com o objetivo de desmantelar um grande esquema criminoso de sonegação de impostos e creditação indevida de ICMS na compra e venda de café em grão cru decorrente de comercializações interestaduais.

Conforme apurado, a fraude envolve ainda crimes como falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

As empresas, alvos da operação, estão localizadas em 39 municípios de quatro estados. Aqui no Espírito Santo, além de Colatina, os mandados estão sendo cumpridos em Vitória e Vila Velha.

Levantamentos iniciais apontam que os valores devidos aos cofres públicos podem ultrapassar R$700 milhões.

Ação da Polícia Civil e Receita Federal em São Silvano

De acordo com a força-tarefa, atacadistas e corretores de café de Londrina e região possibilitavam a diversas torrefações do Paraná a aquisição do café em grão cru de duas formas. A primeira, destinando o produto com créditos fraudulentos de ICMS advindos de notas fiscais falsas; a segunda, na aquisição do café em operações fraudulentas (dentro do Paraná), em que o recolhimento dos tributos não era feito.

Conforme as investigações, em ambos os casos, a mercadoria era oriunda de Minas Gerais e do Espírito Santo, comercializada por cooperativas e produtores rurais desses estados, sendo as notas fiscais destinadas a empresas de fachada, as chamadas “noteiras”, também localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido