Morador de Colatina, considerado um dos maiores pintores do Brasil, morre aos 86 anos

Um dos maiores pintores do Brasil, que morava em Colatina há décadas, faleceu neste domingo (25). O artista plástico Filogônio Barbosa de Aguilar, 86 anos, não suportou as complicações decorrentes de um câncer e veio a falecer. Filó, como era carinhosamente chamado, era natural da cidade mineira de Malacacheta, mas vivia há décadas em Colatina (69 anos), onde sempre expressou seu amor pela cidade.

O interesse pela pintura surgiu cedo, ainda menino, aos 14 anos, e logo aos 16 ele realizou a sua primeira exposição. A partir daí suas telas multiplicaram-se e, somando em toda a sua trajetória de mais de 73 anos de pincéis e tintas, elas já chegam a 5 mil, sendo mostradas em exposições nacionais e internacionais realizadas no Brasil e em diversos países de outros continentes.

Toda a obra de Filogônio Barbosa foi puro encantamento. Tanto as artes plásticas quanto a literatura foram intensamente praticadas por Filó, enquanto ele, formado em Letras pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina (Fafic), exercia sua profissão de professor de Língua Portuguesa, Redação e Expressão, Literatura Brasileira e Educação Artística na então Escola Agrotécnica Federal, hoje Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo).

Há alguns anos Filogônio lutava contra um câncer de pulmão, que nos últimos meses vinha se agravando. Filó ficou internado por aproximadamente 30 dias no Hospital Sílvio Avidos e, na última semana, havia sido transferido para o Hospital São José. Contudo, devido a sua condição não suportou as complicações da doença e faleceu nesta tarde de domingo.

Filogônio era um gênio da pintura, suas obras revelam linhas tradicionais e ao mesmo tempo modernas, com técnica voltada para óleo sobre tela, acrílica sobre eucatex e murais, sempre entre o impressionismo e o surrealismo, o sacro e o profano, sempre utilizando uma imensa variedade de diferentes e intensos tons de cores. São caracterizadas por profundidade de detalhes, traços e impressões únicos e reveladores, que exigem olhares fixos pelas exuberâncias das cores e contornos. Revelam a sensibilidade do pintor e sua cumplicidade com as próprias ideias que transforma em arte e transporta quem a aprecia. Tudo puro encantamento.

Como um dos membros mais importantes da maçonaria colatinense, detentor da Condecoração D. Pedro I, a mais importante condecoração ofertada pelo Grande Oriente do Brasil (GOB), o corpo do artista plástico Filogônio Barbosa de Aguilar será velado na Loja Maçônica Nilo Peçanha, na rua Benjamin Costa, Bairro Marista, próximo à escola Octávio Manhães de Andrade.

Filogônio não será lembrado somente pelas suas obras, mas também pela sensibilidade e carinho que tratava a todos. Um exímio contador de casos, como um excelente escritor, sempre gostava de, como ele mesmo dizia, ganhar tempo conversando com as pessoas.

Filogônio Barbosa de Aguilar, 86 anos, deixa 6 filhos, netos, e uma multidão de pessoas que tiveram a honra de conviver com ele, de apreciar suas obras e ter tido a oportunidade de conhecer pessoalmente um gênio das artes plásticas.

O sepultamento acontecerá às 9h30. O corpo do artista plástico será transportado pelo veículo do Corpo de Bombeiros. A solicitação do translado foi feita pelo Prefeito de Colatina Guerino Balestrassi.

2 respostas

  1. Que Deus o tenha .
    Grande artista e eu tenho com muito orgulho um enorme e lindo quadro pintado por este mestre ..por este grande artista .
    Por diversas vezes o encontrava nas ruas da cidade e fazia questão de conversar com o saudoso Filogônio .

  2. Que Deus o tenha . Grande artista e eu tenho com muito orgulho um enorme e lindo quadro pintado por este mestre ..por este grande artista . Por diversas vezes o encontrava nas ruas da cidade e fazia questão de conversar com o saudoso Filogônio .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido