Governo do Estado anuncia reabertura da Escola Estadual Comunitária Rural Colatina

A Secretaria da Educação (Sedu) anunciou  a reabertura da Escola Estadual Comunitária Rural (EECOR) Colatina, localizada no distrito de Ângelo Frechiani. Após estudos de viabilidade de transporte e avaliação da quantidade de alunos na região, a reabertura foi anunciada. As atividades serão retomadas em 2022, com 120 vagas para alunos do Ensino Médio.

A reabertura da escola também representa uma conquista para os estudantes, que precisam percorrer grandes distâncias para chegar a escolas de outras regiões de Colatina, Pancas ou São Domingos. “Esperamos que agora a gente possa criar meios para que essa escola funcione de maneira correta, que atenda realmente às comunidades que têm essa necessidade. E eu acredito também que agora o que precisa ser feito é um trabalho junto com as famílias para que todos possam abraçar essa causa”, aponta Edmilson.

Gizele Kelfer, professora e coordenadora municipal do Setor de Educação do Campo, ressalta que esse é um direito das crianças, adolescentes e jovens, que devem receber uma educação no lugar onde vivem, e não se deslocar em busca disso. “A oferta tem de ser na região. Uma escola na comunidade, se referindo a essa que contemplará várias comunidades camponesas, tem um valor social e moral para os povos do campo”, destaca.

Um dos diferenciais da EECOR Colatina quando estava em funcionamento até 2018 era a implementação da Pedagogia da Alternância (PA), sistema de aprendizagem que dialoga com a realidade dos estudantes e das comunidades locais. É o que explica o integrante da Associações dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (Raceffaes), Alex Nepel Marins.

“Ela tinha uma importância muito significativa pra nós do movimento de educação do campo, do Comeces, de todas as organizações que fazem parte, porque ela foi a primeira e era a única escola da rede estadual a ofertar o ensino médio por meio da Pedagogia da Alternância. Ela nasceu de todo um processo de articulação, de mobilização feita pelo comitê, principalmente pela Raceffaes, de expansão da Pedagogia da Alternância pela via pública”, explica.

Para Gizele, essa é uma das questões que torna a abertura tão importante, tendo em vista que alunos do ensino médio na região poderão voltar a ter contato com esse método. “O ensino ofertado na EECOR Colatina, assim como nas demais 33 escolas da Educação do Campo do município, considerará, contemplará em sua proposta curricular as especificidades dos territórios camponeses, em sintonia, alinhadas e articuladas com os demais conhecimentos de ensino e conteúdos científicos das Áreas do Conhecimento.

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