Governo do Estado anuncia mais 440 vagas para concurso da Polícia Militar

O próximo concurso da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) vai contar com uma ampliação de mais 440 vagas. O anúncio foi feito na sexta-feira (26) pelo governador do Estado Renato Casagrande durante uma solenidade de formatura da Polícia Militar.

O primeiro anúncio foi feito em agosto e previa, inicialmente, 671 postos disponíveis para na corporação. Com ampliação, serão 1.111 vagas, sendo mil delas para soldados combatentes.

Além destas categorias, o próximo concurso também prevê outras vagas como: 30 vagas para soldados auxiliares de saúde; 22 para soldados músicos; 20 para oficiais médicos; 20 para oficiais dentistas; 10 para oficiais enfermeiros; 5 para oficiais farmacêuticos/bioquímicos; e 2 para oficiais médicos veterinários e duas para oficiais músicos.

Formatura de 252 militares 

Na sexta-feira (26), aconteceu a solenidade de formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar. Ao todo, 252 militares encerram o curso e já podem ser considerados soldados combatentes e serão efetivados da PMES.

Os novos militares são oriundos do concurso público iniciado em 2018, que foi finalizado, com aumento de vagas autorizado neste ano de 2021. A turma CFSd 2020 será a primeira a receber o título de Tecnologia em Segurança Pública.

A formação da turma atual foi realizado integralmente na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM), totalizando 374 dias letivos com 48 disciplinas, práticas e teóricas, dentre elas: direitos humanos, legislação policial militar, policiamento ostensivo geral, uso da força e armas de fogo, direito constitucional, entre outros.

Atividades operacionais, como o estágio operacional supervisionado, também fizeram parte da formação dos PMs. Inúmeras ocorrências de destaque, como apreensões de armas de fogo, prisões de criminosos evadidos do sistema prisional, condução de indivíduos detidos em flagrante no crime de tráfico de drogas.

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, enfatizou que uma nova turma está passando pelo curso de formação, com mais 278 alunos e a chegada de novos concursos. 

“Esperamos realizar a formatura dessa nova turma no próximo ano. Além disso, novos concursos já estão autorizados e sendo construídos pelo Comando-Geral da Polícia Militar. São investimentos nunca antes feitos na história da Segurança Pública do Espírito Santo. Temos que valorizar isso”, afirmou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido