Capixaba nascido em Colatina é nomeado consultor de província da Itália no Brasil

Pela primeira vez, um capixaba foi nomeado pela Província Autônoma de Trento, localizada na Itália, como um dos três consultores da comunidade no Brasil. 

O escolhido para essa função é o doutor em Geografia, Tiago Dalapicola. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Tiago é nascido em Colatina, mas atualmente mora em Santa Teresa. O município, por sinal, foi fundado por imigrantes italianos, muitos deles vindos da província de Trento, situada no extremo Norte da Itália, na fronteira com a Áustria e a Suíça. 

Dentre as mais de 100 províncias da Itália, a de Trento é uma das poucas autónomas e Tiago viveu um período por lá, quando fez Mestrado. A nomeação de Tiago para o cargo de consultor, uma espécie de “para-embaixador” da província, aconteceu no dia 2 deste mês. O mandato tem duração de dois anos.

Segundo ele, essa é a primeira vez que o Espírito Santo tem um morador nomeado para realizar essa função. Até então, o Estado era representado por consultores de outros estados. Na função de consultor, Tiago será responsável por fazer a interlocução entre as comunidades de origem trentina e a província. 

Tiago destaca a região do Trentino-Alto Ádige como a terceira em número de imigrantes itálicos recebidos pelo Espírito Santo. No entanto, considerando apenas as províncias italianas, a de Trento é a primeira que mais enviou imigrantes ao Estado, com mais de 3 mil pessoas. 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido