Polícia Militar de Colatina dá dicas para manter a casa segura

Fim de ano e os colatinenses começam a planejar as viagens, tanto durante as festas como no mês de janeiro. O número de furtos em residências cresce ainda mais neste período, já que, com toda família viajando, os imóveis costumam ficar sozinhos, fato que atrai os olhares dos criminosos. Por isso, quem for viajar, deve tomar alguns cuidados com a segurança da casa para não acabar voltando do Réveillon e se deparar com prejuízos. 

De acordo com a Polícia Militar de Colatina, sinal de abandono no imóvel é o principal fator responsável por atrair bandidos. A corporação alerta para pequenos cuidados que ajudam a evitar furtos residenciais.

Para quem vai viajar, a recomendação é mostrar movimento na casa. Vale pedir que vizinhos ou parentes frequentem constantemente o imóvel. O morador também precisa ficar atento a certas medidas pessoais. Entre elas, não divulgar nas redes sociais datas em que estará fora do domicílio e, principalmente, não comentar com estranhos sobre a viagem. Além disso, deve-se reforçar as portas com trancas. 

Outra dica é deixar os vizinhos de confiança cientes sobre quanto tempo estará ausente e, quando estiver fora, fazer contatos constantes com essas pessoas para saber se tudo está em ordem. Outra coisa: desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-la em diversos horários para verificar se alguém atende. Além disso, não deixe luzes acesas durante toda a viagem. Elas podem chamar a atenção de dia, indicando ausência de pessoas. 

Uma atitude que pode atiçar a curiosidade de pessoas mal intencionadas é acomodar bolsas em veículos. Esse procedimento tem de ser feito na garagem, de modo a não mostrar que a família está de partida. Além de todas essas orientações, na medida do possível, sugere-se instalar alarmes. 

Comportamentos estranhos de pessoas rondando a residência devem ser comunicados à Polícia Militar.

Após descobrir como manter a segurança residencial durante as festas de fim de ano, acreditamos que você terá uma viagem mais tranquila. 

ES FALA: foto ilustrativa / crédito Segurança Eletrônica Frontino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido