Colatinense constrói casa de cabeça para baixo e vira uma das principais atrações turísticas do balneário de Guriri, em São Mateus

Um colatinense vem chamando a atenção do mundo desde 2017, quando sua casa ficou pronta. O detalhe é que a casa, com estrutura para seis andares, está de cabeça para baixo! Isso mesmo, uma casa de cabeça para baixo. A residência de aproximadamente 40 metros demorou dois anos para ficar pronta. 

Em 2014 o ex-eletricista da Prefeitura Municipal de Colatina, que vinha há 33 anos prestando serviço ao município, se aposentou. Valdivino Miguel da Silva mudou-se para o balneário de Guriri, na cidade de São Mateus, muito frequentado por colatinenses no verão. Lá o eletricista, nascido no bairro Vila Lenira, decidiu viver com sua esposa, Maria Elizabeth Bringhenti, a sua aposentadoria.

Ao passar mal, Valdivino precisou ir ao médico e ao voltar para casa, sua esposa o perguntou o que o médico tinha falado, então, o colatinense, respondeu: “Falou que a casa caiu, estou com pressão alta e tenho que fazer caminhada todos os dias”. 

Mas o eletricista não cumpria a determinação médica de fazer exercícios físicos diariamente, foi então que ele teve a ideia de construir uma casa ao lado da sua e disse para a esposa que, desta forma, construindo a residência, faria o exercício necessário. No momento em que decidiu construir a casa lembrou da frase dita pelo médico: “a casa caiu”, e resolveu construí-la de cabeça para baixo. 


Casa de cabeça para baixo de alvenaria em Guriri/foto acervo familiar

A casa tem todos os cômodos de uma residência normal, incluindo os móveis. Sala, quarto e até banheiro. “Todos os móveis estão fixados de cabeça para baixo, até o vaso”, diz Valdivino.

A casa de cabeça para baixo é um sucesso, além de vários turistas brasileiros e estrangeiros, repórteres de todas as emissoras de TV do Brasil já visitaram a casa. Um detalhe à parte é a visita dos famosos, que ocorre frequentemente. O cantor Supla, o repórter Zeca Camargo e muitos outros já compareceram ao local.


O cantor Supla, um dos artistas que foram conhecer a casa.

A casa está aberta ao público e, para quem deseja conhecer essa arquitetura fantástica e atestada por um dos mais renomados engenheiros de Colatina, Francisco Hermes, o Chico Cocota, é só ir no balneário de Guriri, procurar o loteamento Mar Aberto, e se encantar com a obra.

Excursões são marcadas para conhecer a casa de cabeça para baixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido