Vai viajar no Carnaval? PM de Colatina alerta para os cuidados com a residência

Mesmo sem carnaval de rua, muitas famílias de Colatina escolheram os balneários de Pontal do Ipiranga, Nova Almeida, Guriri, Putiri, Vitória e outros para passar o feriadão da Festa de Momo, ou seja, vão ficar dias fora de casa. Algumas famílias, porém, já tiveram surpresas desagradáveis ao voltarem das viagens e descobrir que a residência foi roubada ou arrombada por bandidos.

Na avaliação da Polícia Militar de Colatina, arrombamentos e roubos nesse tipo de caso são cometidos quando o bandido encontra-se em uma situação favorável e podem ser evitados com algumas ações simples dos proprietários do imóvel. 

Entre os principais princípios para inibir a ação de criminosos, a PM destaca a presença de boa iluminação e também a presença de cachorros na parte de fora das casas. Esses dois fatores fazem com que os bandidos evitem entrar na residência, pois a sua presença poderia ser notada com mais facilidade pela vizinhança. Outra recomendação da PM é para que o proprietário da casa dê uma cópia das chaves para um vizinho ou parente de confiança, para que essa pessoa faça visitas à casa enquanto os moradores estiverem ausentes.

Em relação à privacidade, uma das maiores recomendações da Polícia Militar é para que o dono da casa nunca comente com estranhos, seja no bar ou na padaria, que a residência ficará vazia por vários dias seguidos. 

CONFIRA ALGUMAS DICAS DE SEGURANÇA:

– Não deixe luzes acesas durante toda a viagem. Elas podem chamar a atenção de dia, indicando ausência de pessoas.

– Desligue a campainha. Pessoas sondando casas vazias podem acioná-las em diversos horários para verificar se alguém atende. No entanto, se não ouvirem o toque não poderão ter certeza se não tem ninguém em casa ou se a campainha está com defeito.

– Cuidado também com o que você divulga em redes sociais; pessoas que não são de confiança podem ficar sabendo dos seus planos de viagem, datas de embarque e desembarque.

– Não conte a estranhos ou a pessoas em quem não confia plenamente que vai viajar. Mesmo se forem vizinhos com quem você mantém boa relação podem, sem má intenção, comentar com outro vizinho e a notícia se espalhar, chegando ao conhecimento das pessoas erradas.

– Vale contar caso tenha um vizinho de grande confiança, alertando para que não repassem a informação e pedir para ele ficar atento a qualquer coisa estranha. Não se esqueça de deixar seu telefone de contato, caso ele tenha que avisar algo.

– Se for se ausentar por muito tempo, deixe uma cópia das chaves com alguém de confiança para que recolha a correspondência. Cartas e contas acumuladas chamam a atenção para casas vazias.

– Antes de sair, cheque se janelas e portas estão fechadas com trincos e fechaduras.

– Feche todas as cortinas e persianas.

– Não se esqueça de fechar os registros de água e gás.

ES FALA: imagem crédito Decor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido