Hospital Sílvio Avidos em Colatina implanta um novo tipo de atendimento

O Hospital Estadual Maternidade Silvio Avidos (HMSA), implantou um novo projeto, desenvolvido pela Secretaria da Saúde, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi). É o ‘Time de Resposta Rápida’ (TRR), que segundo a direção da unidade hospitalar tem garantido melhorias no atendimento.

Só em março deste ano, 83% dos pacientes apresentaram melhora após a ação do TRR. O projeto, que foi implantado em dezembro de 2021, é uma das vertentes do modelo de atenção hospitalar trazido pela Medicina Hospitalar (MH), que pertence ao Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), desenvolvido pelo ICEPi.

De acordo com o médico e supervisor de Medicina Hospitalar do HMSA, Cleber Maia Filho, a iniciativa está impactando diretamente no atendimento de urgência e emergência dentro da unidade. Outro ponto importante tem sido também a melhora na comunicação das equipes multidisciplinares.

“O Time de Resposta Rápida salva vidas, pois consegue identificar a piora do paciente precocemente, evitando complicações dentro da enfermaria. Com isso, estamos diminuindo a mortalidade no ambiente hospitalar. Todo o hospital está envolvido, sabendo que existe este protocolo. É necessário cada vez mais fortalecer essas ações para que possamos qualificar a assistência e salvar vidas”, afirma o supervisor. 

Com objetivo detectar precocemente possíveis lesões e evitar complicações graves, o TRR é composto por uma equipe com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Atualmente o projeto está presente em quatro unidades hospitalares estaduais.

Para a coordenadora do PGAQ, Simone Tosi, mediante o acionamento precoce, o atendimento ao paciente é muito melhor. “A equipe pode agir mais rápido e evitar óbitos, e os pacientes são mais bem assistidos.”

Como funciona

O grupo de profissionais assiste o paciente em um ambiente multidisciplinar contínuo e prontamente disponível para o atendimento. Um protocolo contendo o fluxo de acionamento e as funções de cada membro da equipe foi construído no Hospital Estadual Maternidade Silvio Avidos (HMSA) e o acionamento é feito pelo enfermeiro da unidade, após a sinalização do técnico de enfermagem.

A comunicação entre os profissionais de saúde é realizada por meio de um rádio comunicador de forma simultânea e, dependendo do nível do código, sendo azul para parada cardiorrespiratória ou amarelo para urgência e emergência, por exemplo, a equipe tem de três a cinco minutos para chegar ao leito do paciente.

3 respostas

  1. Boa tarde
    Na entrada do hospital onde ficam cadeiras de rodas e as macas é um local a céu aberto e quando chove molha todos matérias e além do sol quente e poeira.
    Este problema já foi levado para técnico segurança a uns cinco anos atrás e nada foi feito para melhorar o armazenamento destes equipamentos que atendem os pacientes.

  2. Algumas pessoas nunca estão satisfeitas com nada…levantem as mãos para o céu pq onde eu moro não tem nem hospital, nem uti, nem ortopedista…se quebrar tem que ir pra grande Vitória para ser engessado…eu mesma tive um infarto e tive que ser transferida do único hospital da cidade, diga- se de passagem “particular”, em carro próprio, para Vila Velha, onde poderia ter vindo a obito no meio do caminho…na época graças a Deus, tinha um plano de saúde q cobria até Uti móvel, mas nem isso se interessaram em fazer… Então Colatina, cidade onde nasci e infelizmente não resido há mais de 20 anos, tem hospital sim, e dos bons. Então não reclamem tanto, há muita gente dessassitida de saúde nesse nosso país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido