Falece José Eugênio Rosetti Machado, promotor que prestou 28 anos de serviço em Baixo Guandu

Com um histórico de vida dedicada a Baixo Guandu, onde foi promotor de Justiça durante 28 anos, faleceu ontem em Vitória o promotor de justiça aposentado José Eugênio Rosetti Machado.

O Dr. José Eugênio chegou em Baixo Guandu em 1992 para assumir a promotoria local e se dedicou ao trabalho por quase três décadas, vindo a se aposentar em 2020. Aqui se casou com a guanduense Patrícia Pedrini Pacheco, e adotou Baixo Guandu como morada definitiva. Além da esposa, deixa duas filhas.

No ano passado, ao realizar exames, descobriu um câncer bastante agressivo e passou a fazer quimioterapia e radioterapia em Vitória. O estado de saúde piorou nas últimas duas semanas e ele veio a óbito ontem. O velório acontece hoje a partir das 12 horas no Ginásio de Esportes e o sepultamento ocorrerá às 16 horas no cemitério de Baixo Guandu.

Homenagem
No ano passado, a Câmara Municipal de Baixo Guandu prestou uma bonita homenagem ao Dr. José Eugênio, pelo histórico de dedicação ao município.

Na ocasião, o presidente do Legislativo Leandro Gomes leu um breve histórico da vida do promotor, em texto preparado pela professora Rita de Cássia Teles Oliveira.

Muito amiga do casal José Eugênio e Patrícia, Rita Teles lamentou o falecimento. “A cidade perde uma pessoa de grande valor”, explicou Rita, lembrando que José Eugênio adotou Baixo Guandu como morada definitiva pelo amor que tinha pela cidade.

Conheça abaixo um histórico de vida do dr José Eugênio, em texto preparado por Rita Teles e lido pelo presidente da Câmara na homenagem prestada ao promotor aposentado:

Hoje prestamos uma singela homenagem a um grande Promotor de Justiça que prestou serviços relevantes em nossa cidade e que desempenhou com todo o zelo suas atribuições neste relevante cargo do Ministério Público. Estamos falando do Exmº Dr. José Eugênio Rosetti Machado, que nasceu em 08 de julho de 1961 em Vitória/ES; sendo filho de Dr. José Venâncio Salgueiro Machado e D. Elcy Rosetti Machado. É irmão de Cláudia, Ângelo e Adriana e considera a família e os amigos os bens mais preciosos.

Ainda muito jovem sempre considerou importante a ideia de salvaguardar os direitos das pessoas, de ser justo sempre. E resolveu fazer o curso de Direito para poder atuar mais de perto nas questões que envolviam a busca da justiça. Fez o curso de Direito na Universidade Vila Velha.


Ainda muito jovem resolveu fazer o Concurso Público para o Ministério Público, foi aprovado em 1991 e veio assumir o cargo de Promotor Público em Baixo Guandu em 01/07/1992.


Quando aqui chegou sentiu um pouco de dificuldade para exercer sua função, pois não conhecia ninguém na cidade e a infra estrutura do local de trabalho era muito ruim. Mas, como todo bom guerreiro que se dispõe a exercer uma função de tão grande relevância, buscou redobrar sua força e seu empenho no estudo dos processos e na resolução dos problemas e foi seguindo em frente em sua difícil missão na Promotoria. As atribuições iam aumentando sua área de atuação e como em toda profissão que envolve áreas de conflitos foi buscando sempre o cumprimento da Constituição Federal e demais leis pertinentes a cada caso, buscando ser justo.


Como tudo precisa ter sua compensação, seu lado bom, encontrou aqui em nossa cidade aquela que viria a ser sua esposa, sua companheira em todos os momentos de sua vida, a querida Patricia Pedrini Pacheco, filha do saudoso Escrivão Criminal, Dr. Jacy Vicente Pacheco (já falecido) e de D. Deusi Viana Pedrini, Tabeliã do Cartório de 1º Ofício de nossa cidade.


Patrícia e Dr. José Eugênio passam a formar uma família e ganham uma linda filha, a Júlia Pedrini Machado que hoje faz o curso de Medicina Veterinária na UVV e recebe o apoio dos pais e também o afeto de sua irmã Bárbara Oliveira Machado.


Dr. José Eugênio desenvolveu aqui em Baixo Guandu um trabalho que consideramos uma missão, uma atividade cheia de nobreza, pois os Promotores falam pelos que não têm voz, defendem os que precisam de justiça, zelam pelos oprimidos, pelos direitos dos idosos, das crianças, dos deficientes, resguardam a essas pessoas seus direitos, entre outras atribuições.


Dr. José Eugênio adotou Baixo Guandu como a cidade do seu coração, pois reside aqui há quase 30 anos. Em determinado momento resolveu o Dr. José Eugênio requerer sua aposentadoria visto que sentia que precisava descansar devido ao tempo de serviço, ao grande volume de trabalho e por estar trabalhando sozinho na comarca.


Sua aposentadoria ocorreu em 03 de agosto de 2020. Hoje, juntamente com Patrícia, curte a sua aposentadoria, descansando e dando apoio à família. Ele desfruta de sua propriedade rural localizada no Córrego da Água Limpa perto do Vilarejo do Tamanco, aqui no município e pensa em fazer da referida propriedade uma Reserva Florestal juntamente com Patrícia e Júlia, que amam a natureza e cuidam de tudo com muito carinho. Pretendem também viajar e aproveitar os bons momentos da vida.


Nosso Promotor Dr. José Eugênio deixou em nossa cidade a admiração de toda a nossa população pelo que construiu de trabalho e de resolução de conflitos com seu jeito firme e sereno de ser. Como dizia o Apóstolo Paulo: “Ele combateu o bom combate!”
A cidade de Baixo Guandu te agradece por tudo e eu, como Presidente da Câmara Municipal, reitero essa manifestação.


MUITO OBRIGADO POR TUDO. Receba nossa homenagem!

Dr. José Eugênio, na foto com a esposa Patrícia, o presidente da Câmara Leandro Gomes e os amigos Rita Teles e Jeremias, foi homenageado pela Câmara de Baixo Guandu após a aposentadoria

ES FALA: informação e imagem crédito Folha1/Baixo Guandu.

Uma resposta

  1. Tive a honra de participar como advogado numa audiência criminal com o Exmo. Sr. Dr. José Eugênio. Promotor de Justça de ilibada cultura jurídica, um autêntico defensor da sociedade guanduense e vigilante inflexível da Lei. Deus receba sua alma imortal na sua mansão celestial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido